Um movimento de valorização das indústrias gaúchas tem se formado, como forma de auxiliar as empresas afetadas direta ou indiretamente pela maior catástrofe climática do Rio Grande do Sul. Para isso, a população de todo o país tem sido convocada a priorizar a compra de produtos gaúchos, em especial, no ramo da alimentação.
Lembre disso quando for ao supermercado. É um gesto simples e que faz a diferença neste momento no qual empreendimentos buscam retomar sua produção e que o fomento da economia é algo essencial para preservar empregos, gerar renda e garantir investimentos para fomentar a economia. Cada um de nós pode contribuir. Opções não nos faltam, a começar por Venâncio Aires – referência na produção de carne, erva-mate, com diversas agroindústrias, marca local de arroz e outros tantos produtos.
Nesta edição, a Folha do Mate aborda a valorização das marcas locais em caderno alusivo ao Dia da Indústria, celebrado neste sábado, 25. Além disso, o conteúdo do especial Bairros de Venâncio, com foco no Gressler e Cidade Nova, reforça a diversidade de produtos e serviços naquela região da cidade, dos pequenos empreendedores às grandes empresas que acreditam no potencial dos bairros.
O jornal deste fim de semana aborda também outras boas notícias relacionadas a empreendimentos locais afetados pela enchente: a reabertura da matriz do Supermercado Lenz e a retomada da produção da agroindústria Massas Donana, que comercializa o famoso pastel da feira da Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova). Além disso, também divulgamos histórias de costureiras e empresas de confecção que se tornaram referência na Capital do Chimarrão, em um conteúdo especial do Dia da Costureira.
Valorizar o que é de Venâncio Aires e da microrregião está no DNA da Folha do Mate, que se pauta pelo jornalismo local. Por meio das matérias, entrevistas e campanhas publicitárias, evidenciamos pessoas, empresas e entidades do nosso município, que fazem o dia a dia de Venâncio acontecer. Agora, mais do que nunca, é momento de valorizá-las.
Bate-papo na Escola Monte das Tabocas
A convite da professora Luciana de Quadros Bohn, a jornalista Débora Kist participou de um encontro com estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas na quinta-feira, 23. O jornalismo e as fake news foram ‘pautas’ nas aulas de Língua Portuguesa das duas turmas de 9º ano.
O assunto, aliás, faz parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e tem sido trabalhado em sala de aula. “Foi um momento bacana com jovens que têm entre 14 e 15 anos, preocupados com as informações e com a credibilidade das fontes, especialmente nas redes sociais. Além disso, a importância da leitura e a cobertura da Folha do Mate e Terra FM na enchente foram pontos abordados. Uma experiência especial para mim, que acabei sendo ‘entrevistada’”, comentou Débora.