Publicação tradicional da Folha do Mate, a revista Perfil Socioeconômico de Venâncio Aires e Microrregião 2023/24 será lançada no dia 7 de dezembro. O evento, que ocorre na Sociedade Olímpica de Venâncio Aires (Sova), vai reunir representantes das maiores empresas, parceiros da publicação e lideranças regionais.

A publicação bilíngue, português-inglês, apresenta um panorama da Capital Nacional do Chimarrão, a partir de indicadores econômicos, dados sobre infraestrutura, saúde e educação, ranking das maiores empresas e cases de empreendimentos que têm se destacado na região. Projetos e ações do Poder Público para atração de empresas e o desenvolvimento da economia também são destaque.

Por meio da revista Perfil, publicada anualmente pela Folha do Mate, desde 2009, é possível acompanhar a evolução de Venâncio, nos mais diversos aspectos, e conhecer o que o município tem de melhor.

Nos últimos anos, tenho tido a possibilidade de contribuir com a produção do material, que é o principal cartão de visitas do município, com lugar reservado na bagagem em viagens internacionais de lideranças políticas e empresariais. Direcionada, também, aos gabinetes de deputados, senadores e ministros, a publicação é uma referência para o direcionamento de recursos públicos.

Nesta edição, ao meu lado, atuam na produção dos textos desta edição da revista as colegas jornalistas Cassiane Rodrigues e Débora Kist e o diretor de Conteúdo Sérgio Klafke. A publicação da revista é a culminância do projeto Gente & Negócios, por meio do qual foram realizados seis painéis ao longo do ano, para discutir assuntos considerados fundamentais para o desenvolvimento de Venâncio – da qualificação profissional à infraestrutura, saúde e responsabilidade ambiental, temas que também estarão evidenciados na revista.

Apesar da distribuição dirigida da revista, a comunidade em geral também pode acessar o conteúdo gratuitamente pelo site folhadomate.com.

Tele-entrega de orgânicos

Na edição de hoje, publicamos mais uma edição do caderno Folha Rural. Todos os meses, nossa equipe busca exemplos inspiradores no interior de Venâncio Aires e região para destacar no suplemento. E são muitas as boas histórias que temos para contar – de produtores rurais de diferentes idades, localidades e culturas agrícolas. Nessa edição, um dos destaques é a família Weber, que produz alimentos orgânicos e tem agroindústria de derivados de cana-de-açúcar. A reportagem foi produzida pela colega jornalista Taís Fortes.

Além de garantir a sucessão familiar, o retorno dos filhos para o interior adicionou um novo elemento na rotina da propriedade, em Vila Santa Emília: a inovação. No mês passado, eles deram início à venda on-line de produtos, com tele-entrega de cestas com os produtos orgânicos. A novidade já conquistou clientes em Venâncio e Lajeado e promete se expandir, consolidada no envolvimento com a agricultura agroecológica, um caminho trilhado há anos, pelo Clécio e a Lori, e impulsionada pela empolgação e as ideias empreendedoras dos filhos Bárbara e Augusto. Sucesso na iniciativa!

Juliana Bencke

Editora de Cadernos