Hoje é dia do CHURRASCO, eu sou apreciador do churrasco de todos os estilos, mas para os amigos hoje vou deixar uma dica do meu assado preferido, todo o sabor de uma costela preparada em menos de 10 minutos, macia e suculenta, servida ao ponto mal passado e derretendo na sua boca. Assim é o Assado de Tira, também conhecido como Bife de Tira, um corte comum lá para as bandas do Uruguai.
O corte é extraído das costelas do traseiro e dianteiro do boi no sentido transversal ao dos ossos e ganhou este nome devido ao formato de tira entre os ossos e a carne. As espessuras das carnes variam de acordo com a idade do animal e a quantidade de gordura entremeada na carne. Já as cartilagens ósseas agregam sabor e aroma bem particulares. Cada peça tem em geral de dois a três centímetros de espessura e cerca de 20 a 25 centímetros de comprimento.
É importante avaliar as duas partes da costela, o dianteiro e o traseiro – sendo o dianteiro o mais apropriado a ser feito na parrilla, pois os ossos são menores e com menos gordura.
Na Argentina, o mais comum é o preparo do assado de tira do dianteiro retirado entre a primeira e a quinta costela grelhado na parrilla, mais próximo da brasa. Já entre os uruguaios, o mais comum é o corte do traseiro, com espessura maior e um pouco mais distante da brasa.
Ao preparar o assado de tiras, o ideal é utilizar uma grelha sobre as brasas bem quentes, mas sem chamas. Deixe a carne descansar por cerca de 5 minutos em frente à churrasqueira após retirá-la do pacote.
Passado esse tempo, salgue as tiras de costela com o sal grosso apenas salpicando a carne. Não esfregue, pois a carne ficará muito salgada se você fizer isso.
Largue a carne sobre a grelha e asse por 7 a 8 minutos de cada lado.
O assado de tiras estará no ponto perfeito de suculência e maciez dessa maneira.
Retire da grelha, deixe descansar por alguns minutos e sirva.