Ingredientes
Cordeiro
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva
- 700g de carne de cordeiro, preferencialmente pernil, em cubos
- 1 cebola pequena picada
- 2 dentes de alho
- 1 e 1/2 xícara de tomate pelado picado, com o suco
- 500ml de caldo de carne
- 5 galhos de salsa
- 5 ramos de tomilho
- 1 folha de louro
- 2 cravos da Índia
- 1 pau de canela
- Sal e pimenta do reino a gosto
Purê
- 2 berinjelas grandes
- suco de 1 limão
- 2 copos de água
- 80g de manteiga
- 5 colheres de sopa de farinha de trigo
- 350ml de leite
- 120ml de creme de leite fresco
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 1/2 xícara de queijo provolone ralado
Modo de preparo
Vamos começar por assar as berinjelas. Gosto de fazer na boca do fogão. Ficam queimadinhas e com um sabor de defumado delicioso. É só colocá-las direto na chama e deixar que “queimem”, virando todos os lados. Mas você pode embrulhar em papel alumínio e assar por 1 hora em forno alto, 200 graus.
Assim que estiverem assadas coloque-as em uma assadeira e deixe esfriar para poder manusear.
Então vamos para a carne. Em uma panela grande que possa ir ao forno, aqueça o azeite e doure os cubos de carne até ficarem bem escuros. Junte a cebola e o alho e continue refogando por uns 5 minutos. Acrescente os tomates, o caldo de carne, as ervas e as especiarias. Deixe ferver e reduza o fogo ao mínimo e cozinhe por 1 hora ou até que a carne esteja bem macia. Você também pode fazer esta preparação no forno, a 190 graus. Assim que as berinjelas estiverem frias descasque-as, retirando toda a pele e coloque em uma tigela com água e o suco do limão. Deixe de molho por 20 minutos. Retire da água e esprema bem para retirar todo o excesso de líquido. Pique-as em pedacinhos. Em uma panela aqueça a manteiga e junte a farinha, mexendo sempre e cozinhe por 2 minutos em fogo baixo. Este é o roux muito utilizado para engrossar e base do molho bechamel. Adicione aos poucos o leite e mexa para não formar grumos. Junte a berinjela e deixe cozinhar por 5 minutos em fogo baixo. Junte o creme de leite e mexa até incorporar e os pedaços de berinjela se desfaçam no molho. Acrescente o queijo ralado e tempere com sal e pimenta. Assim que a carne estiver macia, retire as ervas e especiarias do molho e sirva sobre o purê.
O Tempero da Vida
Vamos falar do filme greco-turco com uma história de vida linda.
O filme retrata a história de uma família de gregos que vive em Constantinopla, na Turquia, mas é expulsa de lá e retornam a seu país de origem. Assim, o herói de nossa história, Fanis, crescerá, se tornará um grande cozinheiro e, 35 anos depois retornará a sua cidade natal.
O Tempero da Vida trata dos cheiros da memória, das lembranças da infância,
do sabor e do perfume dos almoços nas casas dos avós.
Daquele gosto nunca mais encontrado em outra época ou em outro lugar…
Usando a comida para falar de temas e sentimentos universais, o filme ainda consegue abordar a conturbada relação entre turcos e gregos, mostrando por meio da culinária as semelhanças entre as duas culturas de forma tão sutil quanto um inesperado toque de canela no preparo de simples almôndegas.
É um filme de partidas e retornos, despedidas e saudades, mas também de cheiros e cores, de sabores inusitados que nos deixam encantados. E de amor. Pela culinária, pelo país que o expulsou, por aquele que o acolheu, pela comida que une a todos no melhor e no pior. E como seria a culinária sem a presença dos temperos? Para o personagem marcante do filme, ela não teria o menor sentido.
“Sem o perfume e o sabor das especiarias nenhuma receita pode revelar seu potencial espiritual”.