O grupo Doutores P – Multiplicadores da Alegria completa 15 anos de atuação em Venâncio Aires nesta terça-feira, 8.
A trupe conta, atualmente, com oito integrantes, são eles: Luan Aquino, Eliane Turcatto, Rosmeri Menzel, Márcia Santos, Alexandra Keller, Nina Rosa Heinen, Ariana Dias e Cleonice Faleiro.
Voluntariamente e vestidos de palhaço, os participantes realizam um trabalho social fantástico dentro do Hospital São Sebastião Mártir, onde espalham alegria e mensagens de esperança aos pacientes e familiares.
Para marcar a data, alguns membros do grupo participam de entrevista à Rádio Terra FM hoje, às 11h30min, no programa Folha 105 – 1ª edição. Acompanhe ao vivo pelo 105.1 FM ou em vídeo, no Terra Play, no YouTube.
Projeto de recuperação das nascentes é inspiração
Não é de hoje que o município de Venâncio Aires é reconhecido pelo trabalho de recuperação das nascentes do Arroio Castelhano. Na última sexta-feira, 4, a Secretaria de Meio Ambiente recebeu uma visita técnica de Gramado Xavier, para conhecer os trabalhos realizados pelo Comitê das Nascentes. A reunião liderada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Nilson Lehmen; contou com a presença do secretário de Obras, Viação e Trânsito e Serviços Públicos de Gramado Xavier, Elvio Vladimir da Cruz; a extensionista da Emater, Pâmela Bergonci; e o técnico agrícola Marcos Antônio Berté.
O objetivo foi conhecer a realidade e o trabalho executado no município, com o intuito de adequar o projeto à realidade de Gramado Xavier. Durante o encontro, a comitiva falou da preocupação com os períodos de seca e a busca de meios para proteger as fontes essenciais de abastecimento hídrico.
O Comitê das Nascentes consiste no plantio de vegetação nativa e realização de obras estruturais para proteger as fontes de possíveis contaminações externas. A recuperação protege os recursos hídricos, uma vez que essas fontes são responsáveis por alimentar rios e córregos que abastecem a população. Até o momento, o projeto de restauração já conseguiu mapear 370 e recuperar 43 fontes, todas no arroio Castelhano.
Por falar nisso…
Para dar divulgação ao trabalho de recuperação das nascentes, mensalmente a Folha do Mate publica um caderno especial que integra o projeto ‘Nascentes: nossa água, nosso futuro’. Além disso, atividades pedagógicas são realizadas em escolas do município, com o intuito de repassar às novas gerações a importância da preservação do arroio Castelhano, o principal manancial do município.
Como parte deste trabalho, nesta terça-feira, às 14h, a Folha vai realizar uma ação na Escola Narciso Mariante de Campos, em Linha Tangerinas.
A programação conta com bate-papo com as servidoras da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) de Venâncio Aires e multiplicadoras ambientais, Rosmeri Menzel e Marta Fagundes da Silva.
Drex, o Real Digital
O Banco Central anunciou, ontem, o Drex, a moeda digital brasileira. O Real Digital, promete facilitar a vida dos brasileiros. “De cara nova e nome próprio, nosso projeto propiciará um ambiente seguro e regulado para a geração de novos negócios e o acesso mais democrático aos benefícios da digitalização da economia a cidadãos e empreendedores”, informou o Banco Central. A expectativa é que, até o fim de 2024, o Drex esteja liberado para o público.