A nova casa da Liga Feminina de Combate ao Câncer

A noite da última segunda-feira, 25, entrou para a história de Venâncio Aires. Quase 27 anos após a fundação, a Liga Feminina de Combate ao Câncer realizou um sonho que vinha sendo alimentado por muitas diretorias e lideranças da comunidade: a sede própria.
Em um sala de 146 metros quadrados, a Liga passa a ter uma nova casa para melhor acolher a comunidade, especialmente os cerca de 200 pacientes oncológicos que são assistidos pela entidade atualmente. É um espaço centralizado e acessível, próximo ao Hospital São Sebastião Mártir, que foi o endereço da Liga por muitos anos.
Durante o ato de inauguração, a atual presidente da Liga, Claudia Becker, destacou a união de esforços para que essa meta se tornasse realidade e se emocionou ao falar da importância desta conquista. Ao lado da fundadora da Liga, a médica pediatra e ex-primeira-dama Márcia Artus (foto), Claudia homenageou todas as ex-presidentes da Liga que contribuíram e dividiram esse sonho ao longo dos anos.
“Diga sim à Liga”. Foi com esse grito, ao lado das demais integrantes da diretoria, que Claudia convocou a comunidade a seguir auxiliando a Liga, entidade que completa 27 anos de fundação no dia 25 de junho.
Rua Tiradentes, 912 – sala 3: neste endereço, as famílias e pacientes encontrarão, amor e acolhimento para enfrentar uma doença que tira a vida de milhões de pessoas todos os anos. Por meio de um trabalho voluntário, que inclui campanhas e ações feitas por outros grupos e entidades em benefício da Liga, os pacientes encontrarão apoio para se sentirem mais fortes para enfrentar o câncer.

Foto: Rosilene Müller Fotografias

Haas em destaque

Diretor da empresa Haas Madeiras, Junior Haas anunciou, nesta semana, que participará do evento Florestas Tchê – Encontro do Setor Florestal no Rio Grande do Sul, que ocorrerá nos dias 23 e 24 de maio, em Porto Alegre. Durante a programação, que colocará em pauta o desenvolvimento florestal, Haas será o mediador do painel “O mercado florestal e suas perspectivas de inovação”, ao lado de referências do setor.

Regulamentação do cigarro eletrônico na pauta da Assembleia Legislativa

Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

A regulamentação dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs), popularmente chamados de cigarros eletrônicos, deve pautar o ano do setor do tabaco. Com o intuito de aprofundar esse debate, o deputado estadual Marcus Vinícius de Almeida (Progressistas) propôs a criação de uma subcomissão da Assembleia Legislativa para acompanhar o tema. O requerimento deve ser apreciado e votado pela Comissão de Economia do Parlamento Gaúcho na próxima semana. Se aprovada, a subcomissão terá 120 dias para executar os trabalhos.
O mesmo parlamentar foi quem liderou outra subcomissão relacionada à cadeia produtiva do tabaco, que tratou sobre COP 10 [Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco]. O evento internacional foi realizado em fevereiro, na Cidade do Panamá.
Conforme Marcus Vinicius, o objetivo da nova subcomissão é debater a regulamentação dos DEFs de forma responsável e aprofundada. “É o assunto do ano no setor do tabaco e nós não podemos nos afastar desse tema, sobretudo no Rio Grande do Sul, que é o maior produtor de tabaco do Brasil. Pretendemos aprofundar os debates na capital, no interior, visitar universidades e centros de pesquisa. Pretendemos fazer visitas e incursões até Brasília para conversar com os representantes da Anvisa, do Ministério da Saúde, do Ministério da Indústria e Comércio, ter audiências especiais nesse sentido”, adianta o parlamentar, que vem sendo um dos principais nomes do Parlamento gaúcho na defesa da cadeia produtiva do tabaco.

Jarbas na Amvat e Bohn na Amvarp

Dois prefeitos da microrregião lideram as associações que representam os municípios dos vales do Rio Pardo e Taquari. Ontem, o prefeito de Mato Leitão, Carlos Bohn, foi eleito presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp). Já o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, preside a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) ao longo deste ano. Coincidentemente, as duas Prefeituras são associadas às duas entidades. São cidades consideradas ‘pontes de ligação’ dos Vales. Ontem, Rosa e Bohn anunciaram que irão liderar uma reunião conjunta da Amvarp e Amvat em maio, durante a 17ª Fenachim.



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido