Nas últimas semanas, três entidades de Venâncio Aires anunciaram a meta de fazer um importante investimento em suas sedes: a instalação de um elevador. O objetivo principal, certamente, é garantir acessibilidade e conforto aos frequentadores.
É o caso do Clube de Leituras, que em abril completa 136 anos; a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana, que no mês de maio promove mais uma edição da Festa Evangélica (fonte importante de recursos para viabilizar o investimento) e o Museu de Venâncio Aires, que também tem esse sonho antigo de garantir um acesso mais fácil aos visitantes.

Música no hospital

Na última semana, duas jovens estrearam no projeto Vozes de Vida, que é realizado em Venâncio Aires. Vitória Moraes, 14 anos, e Gabrieli Haupt, 16 anos, moradoras de Linha Sapé, estiveram com o professor e instrutor de música Alexandre Miguel Thesing, no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM).
O objetivo do projeto, que existe desde 2015, é levar, por meio da música, bem-estar e alegria aos pacientes, familiares e profissionais que atuam na casa de saúde.

Aniversário

A obra da pavimentação da estrada de Linha Sapé deve ser inaugurada em maio, durante a programação de aniversário do município. Dia 11 de maio, Venâncio Aires completará 132 anos de emancipação.

Audiência pública

Uma audiência pública marcada para essa quarta-feira, 29, vai tratar sobre o transporte realizado por taxistas e motoristas de aplicativos em Venâncio Aires.
O encontro ocorre às 19h, na Câmara de Vereadores. A audiência é uma promoção da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que tem como presidente o vereador Ezequiel Stahl (PTB).

Câmara Setorial do Tabaco

A Câmara Setorial do Tabaco promove reunião nesta quarta-feira, às 9h, em formato híbrido. Um dos temas do encontro será a defesa da cadeia produtiva durante a 10ª edição Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. A COP ocorre em novembro, no Panamá.

Tabaco na Assembleia

Na Assembleia Legislativa gaúcha, o deputado Marcus Vinícius Almeida (PP) propôs, na semana passada, a instalação de uma subcomissão para acompanhar os trabalhos da COP 10. De acordo com o parlamentar, o objetivo é a defesa da cadeia produtiva do tabaco. “Aqueles que mantêm distância da cadeia produtiva completa do tabaco, olham somente um ponto e não os impactos da produção, desde o setor primário”, disse o deputado.

Bárbara ganhará homenagem municipal

Ainda neste ano, a assistente social Bábara Hickmann, que faleceu em 25 de setembro de 2022, receberá uma homenagem municipal. A proposição será da vereadora Sandra Wagner (PSB), que apresentará projeto para nomear o Centro de Convivências do bairro Battisti de Bárbara Hickmann. O local foi inaugurado pela Administração Municipal em novembro do ano passado.
A iniciativa da homenagem já tinha sido anunciada pela vereadora, no entanto, a proposição precisou ser retirada da pauta do Legislativo, momentâneamente. Segundo a parlamentar, mesmo tendo o aval dos colegas vereadores e do prefeito, pela legislação as homenagens póstumas só podem acontecer após um ano do falecimento. Sendo assim, Sandra pretende reapresentar o projeto em setembro deste ano. “Ela merece essa homenagem, era uma pessoa iluminada. Uma vida dedicada a servir os mais necessitados”, disse a vereadora.

LEIA MAIS AQUI: Cantor Duca Leindecker presta homenagem à assistente social de Venâncio que morreu no ano passado