Será lançado, na manhã desta quarta-feira, o programa ‘Venâncio Empreendedor’. O objetivo da iniciativa é diminuir a burocracia para a abertura de novas empresas, em Venâncio Aires.

Uma solenidade para marcar a abertura do programa reunirá empreendedores e representantes das maiores empresas da Capital do Chimarrão, contabilistas, Aspeva, Caciva e imprensa, na Sede da Asmuva, no Parque Municipal do Chimarrão, a partir das 8h30min.

Na ocasião, serão apresentadas as alterações no Código Tributário aprovadas pelos 22 integrantes do Conselho Municipal do Desenvolvimento Econômico e Social, conhecido como o Conselhão, instituído em maio de 2017.

A expectativa é de que as alterações entrem em vigor ainda no fim deste ano ou logo no começo de 2020. Um projeto importante e referência estadual para incentivar o empreendedorismo local e atrair investimentos de fora.

Falta de água na Cidade Alta
O bairro Cidade Alta ficou mais uma vez sem abastecimento na segunda-feira, 30. Segundo o agente administrativo e gerente substituto da unidade local da Corsan, Marlon Aguiar, houve um problema nas bombas que levam a água até a parte alta da cidade. Segundo ele, ainda na segunda-feira o serviço foi restabelecido. “Uma equipe de Santa Cruz consertou. São problemas técnicos que acontecem.” Na residência de alguns moradores a água retornou na madrugada desta terça-feira.

Em reportagem da Folha publicada no dia 14 de setembro, a Corsan revelou que fará ampliação da capacidade de energia elétrica de uma subestação próxima ao Clube Sete de Setembro. O investimento, de R$ 47 mil, permitirá aumentar a potência do bombeamento que vem da ETA e vai para a Cidade Alta.

E o poço?
Os moradores da região alta também cobram a montagem de um poço localizado no Loteamento Morsch e que também é tido como um investimento importante para enfrentar os problemas de falta de água.

Ontem à noite conversei com o gerente da Corsan, Ilmor Dorr – que está de licença por motivos de saúde – e ele garantiu que a obra é uma prioridade da estatal. Mesmo afastado, acompanha de perto o assunto e disse que a Corsan já está com orçamentos para adquirir material necessário para montagem do poço e construção do abrigo do tratamento. Também confirmou que será providenciada a preservação em torno do local do poço.

Univates vai ampliar investimentos
A Universidade do Vale do Taquari, de Lajeado, anuncia novos investimentos. A instituição de ensino superior quer construir um residencial estudantil com quatro prédios e capacidade para 445 ocupantes. A informação é do economista e pró-reitor de Administração da Univates, Oto Roberto Moerschbaecher, em palestra durante o 21º Fórum de Ensino Superior (Fnesp), em São Paulo.

A intenção é de que o aluguel da moradia já esteja incluso, por exemplo, no valor da mensalidade do curso de Medicina. As obras estão previstas para iniciarem no próximo ano.

Reunião do Conselho de Educadores
A Folha do Mate realiza, hoje, encontro com os integrantes do Conselho de Educadores. A reunião, a partir das 18h30min, tem como principal pauta a avaliação do prêmio ‘Adiante, professor’, promovido pela empresa jornalística.

A iniciativa, realizada com o apoio do conselho, contou com 33 inscritos e teve como vencedora a professora Pamella Tucunduva da Silva. A história dela e das outras 11 finalistas pode ser conferida no site folhadomate.com.