Na terça-feira, 16, a Folha do Mate noticiou na capa da edição impressa que os casos de dengue se aproximavam dos 500 em Venâncio Aires. Agora, já passam de 600 os casos positivos registrados desde o começo do ano.
Os sintomas desta doença é um dos fatores que têm contribuído para a lotação no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e recorde de atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Cruzeiro. Além dos casos de dengue, quadros respiratórios também aumentaram significativamente nos últimos dias, como detalha reportagem na página 10 desta edição. No fim da manhã de ontem, dos 122 leitos do HSSM, 99 estavam ocupados. Destes 99, 66 são de atendimentos pelo SUS. Na UPA, que na segunda-feira, 15, bateu recorde diário com 358 consultas, a média de atendimentos vem sendo superior à demanda durante a pandemia de Covid-19.
Historicamente, os picos de atendimento em saúde ocorrem nos meses de mais frio, quando os casos respiratórios aumentam consideravelmente. Agora, com a explosão de casos de dengue e a antecipação destes casos de gripe e resfriado, tanto hospital quanto a UPA estão operando no limite.
O quadro assusta e acende um alerta à população. Ontem, em entrevista à rádio Terra FM, o administrador do HSSM, Fernando Siqueira, fez um apelo à comunidade para que os serviços sejam usados com racionalidade e a população busque atendimento nas unidades básicas de saúde mais próximas de onde reside, antes de procurar o pronto atendimento do hospital, que deve ser priorizado para casos mais graves.
Sabia?
No ‘mapa’ atual, o hospital de Venâncio conta com 122 leitos. Desde total, 10 leitos são da UTI Pediátrica, 10 da UTI Adulto, 15 da saúde mental, 15 da maternidade, 19 para convênios e particulares e os demais são leitos clínicos e cirúrgicos.
Papa é convidado a visitar o RS em 2026
O governador Eduardo Leite convidou, ontem pela manhã, o Papa Francisco para visitar o Rio Grande do Sul em 2026, como parte das comemorações dos 400 anos da chegada das missões jesuíticas ao estado. Francisco é o primeiro sumo pontífice jesuíta. O convite foi feito no Vaticano, durante audiência geral. Na conversa com o Papa, Leite presenteou o papa com uma escultura das ruínas de São Miguel das Missões, além de camisetas do Grêmio, Internacional e Brasil de Pelotas.
Debulhadora de milho
No sábado, 13, ocorreu a abertura da exposição ‘Nossos imigrantes desbravando caminhos’, promovida pelo Museu de Venâncio Aires para marcar o bicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul.
Quem visitar o local, poderá conferir diversos objetos e ferramentas que remetem às tradições herdadas pelos imigrantes alemães.
Entre os itens da exposição está uma debulhadora de milho artesanal. Construído artesanalmente, o equipamento em madeira e engrenagem em ferro foi doado ao Museu pelo aposentado Arli Bruch, 79 anos, de Linha Travessa, interior de Venâncio Aires. Foi o avô de Arli, o Seu Bernardo Bruch, que construiu o equipamento. A peça, que pode ser conferida no Museu ainda funciona. Nesta semana, Arli visitou o Museu e conferiu, agora em exposição, a peça que tem cerca de 100 anos e passou por três gerações da família.