Há exatos 30 anos – em 3 de outubro de 1989 – era promulgada, pelo então deputado Gleno Scherer, a Constituição do Rio Grande do Sul. Para marcar a data histórica, a Assembleia Legislativa realizou, ontem à tarde, sessão solene no Plenário 20 de Setembro.
Após a solenidade, foi inaugurada a Galeria dos Constituintes, que homenageia os deputados que integraram a 47ª Legislatura (1987-1990).

Foto: Celso Bender/Agência ALRS

Entre os 55 nomes, estão três deputados com ligação direta com a política de Venâncio Aires: Gleno Scherer, que foi o presidente e promulgou a Carta Magna na época, Luiz Fernando Staub e Selvino Heck.

Foto: Celso Bender/Agência ALRS
Foto: Celso Bender/Agência ALRS

Especialmente para as novas gerações, que talvez desconheçam esse capítulo da nossa história, é importante registrar e destacar a atuação dos Constituintes que tiveram, há três décadas, a missão de votar e representar a voz de toda população do Rio Grande do Sul e, como discursou Scherer na época, “simbolizar os valores étnicos; morais e culturais do povo gaúcho.”

Lenz, uma empresa genuinamente venâncio-airense

O Super Lenz abre hoje sua terceira loja em Venâncio Aires. Foi no bairro Aviação, o maior bairro do município, que a família Lenz escolheu para erguer o terceiro empreendimento e dar continuidade a uma história que se iniciou no ano de 1957.

É uma empresa genuinamente venâncio-airense, que cresceu junto com a cidade e hoje, tem destacada participação na economia local. Sem contar os empregos. São 80 novos postos de trabalho, de um total de 250 empregos da rede Lenz.

No ano passado, aliás, Super Lenz foi a única empresa do comércio a figurar entre as 20 maiores empresas do município.

Os Lenz tiveram coragem para empreender em tempos tão desafiadores e, hoje, colhem o resultado de uma trajetória marcada por trabalho, confiança e tradição na Capital do Chimarrão.

Medicamentos nos supermercados

Em entrevista ao programa Terra em Meia Hora, ontem ao meio-dia, o proprietário do Supermercado Lenz, Daniel Lenz, disse ser favorável a uma demanda antiga da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas).

O segmento supermercadista quer autorização para comercializar medicamentos que não exigem prescrição médica. Atualmente, no Brasil, mesmo sem receita, remédios só podem ser vendidos em farmácias. No entanto, já tem projeto de lei em tramitação, no Congresso, propondo essa autorização.

O movimento se fortalece com a expansão e diversificação do mix de produtos vendido em farmácias. Hoje se encontra produtos de higiene, brinquedos e até alimentos em farmácias.

Proibido corte de luz e água antes de feriados e finais de semana

Foi sancionado, ontem, pelo governador Eduardo Leite, projeto que proíbe corte do fornecimento de energia elétrica e água no Rio Grande do Sul em vésperas de feriados, nas sextas-feiras, nos finais de semana e nos feriados. Segundo a justificativa do projeto, o cortes nestes dias contraria o código de defesa do consumidor, pois estes são considerados “serviços essenciais”.