O projeto Bituca Zero, do Rotary Club Venâncio Aires, começa a ser implementado em pontos públicos da Capital do Chimarrão. A Folha do Mate, por meio do diretor Administrativo Ricardo Silberschlag, que também é rotariano, realizou a doação de três unidades coletoras para o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Duas delas serão instaladas nas portarias da instituição e uma junto ao necrotério.
A entrega foi acompanhada por representantes do HSSM, o presidente Luciano Spies e o gerente administrativo Jonas Kunrath; e também por representantes do clube de serviço, o presidente João Moacir Ferreira e os rotarianos André Puthin e Wilson da Silva Puthin.
O projeto é uma das iniciativas contempladas com recursos do Fundo Social da Sicredi. A partir de recursos da cooperativa, o clube de serviço instalará bituqueiras em diversos pontos do município. O objetivo da ação vai ao encontro do projeto de lei do rotariano e vereador André Puthin (MDB), aprovado em 2017, que visa a instalação de bituqueiras pela cidade, inclusive, prevendo espaço para publicidade de empresas parceiras.
O objetivo é diminuir os efeitos ambientais causados por resíduos de bitucas de cigarro descartadas indevidamente no solo. O cigarro possui cerca de 4,7 mil substâncias tóxicas e as bitucas podem causar estragos como poluição das ruas, entupimento de tubulações e contaminação de rios e córregos.
Descontos nas mensalidades da Unisc
Os valores das mensalidades para os alunos que ingressarem na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a partir do próximo vestibular, devem ser definidos nos próximos dias. Em coletiva de imprensa realizada no fim de outubro, a reitoria da instituição já adiantou que a partir de Reinvenção Pedagógica – que contemplará todos os cursos de graduação a partir de 2020 – , o valor das parcelas será reduzido.
A definição estava prevista para ocorrer na última semana, em reunião do Conselho Universitário (Consun), porém, a aprovação final deve ocorrer na próxima reunião, agendada para o dia 21 de novembro. A informação é do vice-reitor da Unisc, Rafael Henn. “Já aprovamos os projetos dos cursos. Estamos em processo de análise e revisão orçamentária dos projetos e após a fixação de mensalidades. O Consun da semana passada não avaliou valores.”
A oferta de ensino superior com valor mais acessível integra o projeto de remodelação dos currículos de todos os cursos de graduação e vale para todos que ingressarem na Unisc, a partir do vestibular de verão, que está com inscrições abertas.
Enem digital
Nesta semana, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, confirmou que o governo brasileiro quer digitalizar a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o país, até 2026. A informação foi reforçada durante anúncio de cerca de R$ 115 milhões para aumentar o número de escolas com acesso à internet.
A transição para a versão digital começará, segundo o órgão, em 2020, com um projeto-piloto para 50 mil candidatos, de 15 capitais. Nesta fase de testes, tanto as provas objetivas quanto a prova de redação serão feitas em formato digital.
“O projeto Bem Sertanejo começou com um sonho de contar um pouco da história do gênero, com simplicidade mas com muito respeito e acabou virando um projeto grandioso, com programa na TV, um livro, um espetáculo musical e agora o meu show.”
MICHEL TELÓ
Cantor fala da turnê baseada no DVD ‘Bem Sertanejo’ e que vai guiar as apresentações no dia 14 de novembro, em Venâncio Aires, no Festival de Balonismo.