Cadê o sol?

Os dias de frio nos remete a um dos costumes mais gostosos dos gaúchos, o bergamotear. No entanto, esse hábito está prejudicado neste inverno.
O pontinho laranja na fotografia abaixo evidencia a ‘filha única’ de uma bergamoteira plantada em Linha Herval, na propriedade de Raul Coutinho.
O drama do agricultor é compartilhado por todos os demais produtores gaúchos que vêm enfrentando dificuldades no cultivo de frutas e hortaliças. O motivo? A falta de um parceiro ideal para o desenvolvimento: o sol.

As consequências de dias chuvosos na produção de alimentos é tema do caderno Folha Rural que circula encartado na edição impressa deste fim de semana. O sol, raramente tem dado as caras nos últimos dias e é justamente a falta de luminosidade que tem impactado. Na propriedade de Coutinho, onde em anos anteriores os pomares de citrus formavam corredores de tom alaranjado, muitas árvores estão vazias, como é o caso deste pé de bergamota (foto), onde uma única fruta se desenvolveu neste ano.

Foto: Débora Kist

História vista da janela da cozinha

Em Linha Andréas, localidade serrana que fica a cerca de 30 quilômetros do centro de Venâncio Aires, a comunidade está mobilizada para revitalizar a Capela Católica Santo André, que completou 50 anos em 2024. O desejo é de anos entre os moradores de lá, como o professor Jones Richter, que é vizinho da igreja e cresceu com a mesma imagem todas as manhãs. Dia após dia, quando acorda, abre a janela da cozinha e a primeira coisa que enxerga é a capela. Por isso, começou a alimentar a ideia de que ela merecia ficar ainda mais bonita do que já é. Jones é um dos nomes que está à frente do projeto de revitalização da capela que é detalhado em reportagem assinada pela jornalista Débora Kist.
Esse movimento em Linha Andréas é um belo exemplo de como as comunidades valorizam suas origens e vislumbram, em prédios já marcados pelo passado, também uma história para o futuro.

Foto: Débora Kist

Visita de alunos do Colégio Bom Jesus

Nesta semana, Folha do Mate e Terra FM receberam a visita de alunos do Colégio Bom Jesus.
Os estudantes do 4ª Ano do Ensino Fundamental do turno da manhã estiveram acompanhados da professora Maria Janine Dhein e o auxiliar de disciplina, Adilson da Rocha de Bitencourt.
A turma está aprendendo sobre a produção de notícias e esteve na redação do grupo de comunicação para aprender sobre rotina da reportagem. A visita também contou com participação ao vivo no estúdio da 105.1 FM.

Foto: Luana Weschenfelder


Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido