A Associação Médica Brasileira (AMB) criou um site denominado Caixa-preta da Saúde, para denunciar situações de hospitais e postos de saúde do país. Através do endereço foi criado para receber depoimentos, vídeos e fotos dos pacientes. A página está no ar há 22 dias e até hoje à tarde já tinha 1.393 denúncias entre falta de leitos, de remédios, demora no atendimento e até mesmo, casos de maus tratos. 

No site há um mapeamento das denúncias e para denunciar deve ser selecionado o estado e cidade. Em Venâncio Aires, até o momento, não há nenhuma denúncia cadastrada.

 

Foto: Reprodução / Folha do MatePágina oferece o mapeamento de denúncia pelo Brasil
Página oferece o mapeamento de denúncia pelo Brasil

 

Entendemos que investimentos na saúde não deve ser política de um governo, e sim do Estado, cuja missão essencial e dever absoluto é zelar pela vida de todos.

Segundo pesquisa realizada em 2013 pela Confederação Nacional da Indústria, 77% da população considera a saúde pública ruim ou péssima. O Sistema único de saúde (SUS) é um dos únicos no mundo a dar cobertura universal à população – 68% dos brasileiros dependem exclusivamente do SUS –, mas não consegue cumprir seus objetivos, seja por má-gestão dos recursos financeiros e humanos ou pela falta de maiores investimentos em infraestrutura e medicamentos. 

 O objetivo do site é compilar e apresentar a realidade do setor onde falta tudo, até mesmo os materiais mais básicos, pela ótica de quem mais sofre com a precariedade dos serviços da saúde, o usuário da rede pública. 

Segundo a Associação Médica Brasileira, o espaço foi criado para que todos, sem exceção, denunciem a situação encontrada em hospitais, postos e unidades de saúde em todos os pontos do país. 

 

ASSOCIAçãO APELA AJUDA E PARCEIRA DE TODOS OS BRASILEIROS:

Ajude a mudar a situação da saúde! Envie seus vídeos, suas fotos e faça suas denúncias. 

Vamos abrir esta caixa-preta e mostrar o que realmente acontece no Brasil. Afinal, Saúde é assunto sério.