Carnaval na economia local

Durante a transmissão da Terra FM e Folha do Mate no Carnaval de Rua, o prefeito Jarbas da Rosa destacou a representatividade do Carnaval na economia de Venâncio Aires. Conforme o chefe do Executivo, um levantamento preliminar aponta que as programações carnavalescas da cidade e interior, o que inclui os eventos prévios, escolha das cortes, preparativos das escolas e toda a estrutura da Rua Grande, movimentam mais de R$ 2 milhões na economia local. “Nossa função é ser uma mola propulsora da cultura e do desenvolvimento econômico”, disse. “Temos que valorizar nossos empreendedores e comerciantes da região central. Na Osvaldo Aranha não há cobrança de entrada, é um ambiente familiar”, observou Jarbas, ao defender que os desfiles sigam na Rua Grande e não seja transferido para outro espaço, como já especulado em outros anos. “Temos que investir na Osvaldo Aranha e trabalhar com nossas escolas para que no ano que vem três ou quatro escolas de samba possam participar”, projetou.
O deputado estadual Airton Artus (PDT) prestigiou o Carnaval de Rua de Venâncio e também comentou o impacto do Carnaval na economia. “O Carnaval envolve milhões de pessoas e garante um retorno de bilhões de reais no Brasil. É um evento de lazer e entretenimento, mas também de negócios. O Carnaval precisa ser tratado com seriedade e profissionalismo, como tem sido feito em Venâncio”, disse em entrevista à Folha e Terra FM.

Foto: Willian Oliveira/Guia Venâncio

Ausência da escola Négo

Durante os desfiles de Carnaval de Rua de Venâncio Aires, no sábado e na segunda-feira, o público e lideranças locais lamentaram a ausência da escola Acadêmicos do Samba Négo nos festejos deste ano. A escola de samba mais antiga do município, ligada à Sociedade Négo Futebol Clube, completará 90 anos em junho. A entidade optou por não desfilar neste ano pois passa por um momento de reestruturação e projeta um evento em comemoração às nove décadas. Nos depoimentos de todos os ouvidos pela nosas equipe, inclusive de pessoas que desfilam pela escola, o desejo é de que a escola volte no Carnaval de 2026. “Vamos voltar e ainda mais fortes”, garantiu uma foliã que já desfilou pela escola.

Folha e Terra FM no CarnaVaires

A Folha do Mate e a Rádio Terra FM realizaram cobertura integrada e multiplataforma das duas noites de desfiles de Carnaval na Rua Osvaldo Aranha.
Além da transmissão pelo 105.1 FM, tudo foi apresentado em vídeo, pelo canal Terra Play, no YouTube. A inovação deste ano foi o uso do drone, que permitiu captar e transmitir ao vivo imagens aéreas do desfile e mostrar, em outro ângulo, a grandiosidade desta que foi um das maiores programações de Carnaval da região dos Vales.

Perdeu a cobertura? Confira aqui a transmissão das duas noites.

Foto: Renan Zarth/ Terra FM

Jarbas à frente da Amprotabaco

O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, deve ser o novo presidente da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco). A entidade representa os gestores de município que produzem tabaco, como é o caso de Venâncio, segundo maior produtor do Rio Grande do Sul. Jarbas, que é filho de fumicultores e atualmente é um dos vices-presidentes da Amprotabaco, vai liderar a chapa que está sendo montada. A eleição deve ocorrer neste mês, em data a ser confirmada. O atual presidente é o ex-prefeito de Canguçu, Marcus Vinicius Pegoraro.

Venâncio é a Capital da Patinação a partir de hoje

A Capital do Chimarrão também será a Capital da Patinação até o dia 18 de março. A partir de hoje, Venâncio Aires sedia o Campeonato Brasileiro e Torneio Nacional de Patinação Artística. Mais de 600 atletas irão participar das competições no Ginásio Poliesportivo, no Parque Municipal do Chimarrão.
Antes da abertura oficial do campeonato brasileiro, que será na segunda-feira, 10, inúmeras categorias irão movimentar os competidores. Hoje, toda a parte da manhã será dedicada aos treinos. Já as provas de dança ocorrem das 14h às 23h10min desta quinta-feira. Nesta sexta-feira, 8, a competição começa às 9h. Provas nas categorias style, dupla livre e free dance serão desenvolvidas até as 21h10min.
No sábado, 8, será a vez das categorias dança e livre. Domingo, 9, e segunda-feira, 10, ocorrerão as competições dos atletas das classes internacionais. Além disso, a competição de quartetos e grupos de show antecedem a abertura oficial.
Para o público que deseja acompanhar os eventos, o ingresso é um gesto de solidariedade. Devido às enchentes de 2024, a organização pede a doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível por pessoa, por dia de evento. Para aqueles que não puderem levar a doação, haverá a opção de contribuir com um ingresso voluntário no valor de R$ 5, que será integralmente destinado à compra de alimentos. A meta é arrecadar 2 mil kg de alimentos, que serão entregues ao Governo do Estado para distribuição às famílias atendidas por projetos sociais.

Foto: Rochelle Ciuti Fotografia Esportiva/Divulgação


Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há mais de 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora. A jornalista coordena a produção jornalística da redação integrada com a Rádio Terra FM. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso e apresenta o programa Folha 105 - 1ª edição, de segunda a sexta-feira, ao vivo, das 11h às 12h.

Clique Aqui para ver o autor

DESTAQUES

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido