Cartilha de combate à dengue

O aumento do número de casos de dengue em Venâncio Aires, registrado nas últimas semanas, tem sido mais um motivo de preocupação no município. Para reforçar as medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, a Folha do Mate produziu uma cartilha virtual de combate à doença.

O material, que também tem o objetivo de alertar para os principais sintomas da dengue, será enviado para os leitores cadastrados na lista de transmissão de boletins de notícia via WhatsApp e disponibilizado no site folhadomate.com. A cartilha tem o apoio da JPK Company.

Em tempo: interessados em receber, gratuitamente, os boletins diários de notícia da Folha do Mate podem entrar em contato com o WhatsApp da redação da Folha do Mate: (51) 98943-4110. É preciso informar nome completo e bairro ou localidade onde reside.

Filas
Ontem, muitas pessoas se queixaram ou demonstraram preocupação com as longas filas na frente das agências bancárias, especialmente em frente à Caixa Econômica Federal e nas casa lotéricas, onde está ocorrendo os saques do auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores informais.

De quem é o dever de fiscalizar? Sabemos do trabalho de fiscalização por parte da Prefeitura e da própria Brigada Militar, que está circulando e atenta, no sentido de orientar a população. No entanto, devemos concordar que, antes de qualquer órgão, é do próprio cidadão a responsabilidade de sair, quando necessário, devidamente protegido, com máscara e manter o distanciamento mínimo recomendado.

Iniciativas
O problema das aglomerações em filas não é uma realidade apenas de Venâncio Aires. No município de Quaraí, por exemplo, a Prefeitura e a gerência da unidade decidiram bloquear o acesso de veículos em uma das vias da rua onde fica instalada a agência e pintaram pontos no chão para demarcar o distanciamento correto. Além disso, disponibilizaram um espaço com cadeiras. O objetivo foi agilizar o atendimento, garantir mais conforto e evitar aglomerações.

Outro exemplo é de Taquari, onde a Prefeitura multou a agência da cidade em R$ 2 mil. A medida foi tomada depois que a agência já havia sido notificada.

14 de maio, dia de rezar pela humanidade
O dia 14 de maio marcará a união das orações de todas as pessoas, de todas as religiões, pelo fim da pandemia do coronavírus. A iniciativa é do Alto Comitê para a Fraternidade Humana, assinado no ano passado pelo Papa Francisco e o líder islã, Grão Imame de Al-Azhar Ahmad Al-Tayyib.

O comitê divulgou uma mensagem no sábado, 2, intitulada “Rezar pela humanidade”, onde convida os líderes religiosos e pessoas de todo o mundo a recorrerem a Deus no dia 14 (quinta-feira da próxima semana), rezando, fazendo jejum e praticando obras de misericórdia.

“Enquanto confirmamos a importância do papel dos médicos e da pesquisa científica no combate a essa epidemia, não esqueçamos de nos dirigir a Deus Criador nesta grave crise”, diz trecho da mensagem. Conforme o Santo Padre, “como a oração é um valor universal, acolhi a proposta do Alto Comitê para a Fraternidade Humana, para que no próximo 14 de maio os crentes de todas as religiões se unam espiritualmente”.



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há mais de 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora. A jornalista coordena a produção jornalística da redação integrada com a Rádio Terra FM. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso e apresenta o programa Folha 105 - 1ª edição, de segunda a sexta-feira, ao vivo, das 11h às 12h.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido