Na segunda-feira, 10, Oswino Lenz completa 103 anos. O agricultor aposentado, morador de Vila Palanque, foi entrevistado pela jornalista Rosana Wessling, nessa semana. Ele foi homenageado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), pois há 59 anos é associado à entidade. Este também é o tempo de existência da entidade, que completa 59 anos de fundação no dia 13 de maio.
Segundo Rosana, a entrevista ocorreu toda na língua alemã. Durante o bate-papo em ‘deutsch’, Lenz fez questão de recordar a juventude, a luta pelos agricultores e relembrou da vinda para Venâncio Aires. “Eu vim do ‘pomber de Monte Alverne’ [hoje, General Osório]. Quando cheguei em Venâncio era um pequeno povoado. Lembro de todo o progresso.”
O assinante da Folha do Mate desde 28 de agosto de 1984 ainda é um leitor ativo. Além do jornal, Lenz gosta de ler revistas na língua alemã, além de escrever, inclusive o alemão gótico. A entrevista completa pode ser conferida na edição da quinta-feira, 13.
Lives dos 130 anos de Venâncio
Na próxima terça-feira, 11, Venâncio Aires completa 130 anos de emancipação. Para marcar a data, uma live está agendada para inicia às 19h30min, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura. As diversas faces da cultura venâncio-airense é o nome do evento que contará com diversas atrações que irão evidenciar a diversidade da cultura local.
Já na quarta-feira, 12, das 20h às 22h, Folha do Mate e Rádio Terra FM promovem o painel ‘Descubra Venâncio – Aos 130 anos, uma cidade pronta para o futuro’. A transmissão ao vivo pela rádio e também em vídeo, pelo Facebook, vai debater os cenários e também oportunidades do município. Temas como desenvolvimento econômico, agricultura, inovação e parcerias serão os eixos do evento que terá como painelistas o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum; o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa; o vice-reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Frederico Henn; a empresária e diretora-executiva da Venax Eletrodomésticos Fabiana Bergamaschi. Estava prevista a presença do chefe do escritório local da Emater e engenheiro agrônomo, Vicente Fin, mas por motivos de tratamento de saúde, não poderá participar do painel.
Mate curto…
• Em entrevista à Terra FM, nessa semana, o ex-coordenador do Parque Municipal do Chimarrão, Ciro Fernandes (PDT), que pediu exoneração do cargo, enumerou uma série de tarefas executadas e listou diversas demandas que necessitam de investimentos. Segundo ele, o Parque carece de orçamento e de servidores – são apenas dois para roçar mais de 30 hectares. Ele revelou que o Parque fechado – sem público – tem um custo que chega a R$ 50 mil mensais.
• O concurso que vai eleger as soberanas da 16ª Festa Nacional do Chimarrão será lançado na terça-feira, 11, data do aniversário de Venâncio Aires. As inscrições iniciam no dia 12 e se estenderão até o dia 11 de julho.
Mudas de erva-mate
Para marcar o mês de aniversário de Venâncio Aires, a Prefeitura de Venâncio Aires realizou, nessa semana, o plantio de mudas de erva-mate no trevo e também próximo do pórtico de entrada do município.
As mudas de erva-mate foram doadas pelo viveirista e presidente da Associação de Produtores de Erva-Mate do Polo dos Vales (Aspemva), Cleomar Henrique Konzen. A equipe liderada pela primeira-dama Janete da Rosa (foto) também deu início ao plantio das mudas de quaresmeiras no Acesso Dona Leopoldina, árvore recomendada pela equipe técnica da Secretaria do Meio Ambiente. Há poucos dias, Tipuanas foram removidas no Acesso, por questões de segurança, como apontou laudo técnico.
A torcida, agora, é para que essas árvores sejam cuidadas pela comunidade e possam crescer e embelezar a entrada principal da Capital Nacional do Chimarrão.