Será inaugurada, na próxima semana, no bairro Aviação, a nova escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), de Venâncio Aires. A solenidade está agendada para quarta-feira, 5, às 10h30min, e contará com a presença do presidente do sistema Fiergs, Claudio Bier. Nesta semana, Folha do Mate e Rádio Terra FM receberam a visita do gerente de Operação regional do Senai, Daniel Machado, que entregou o convite para o grupo de comunicação acompanhar esse momento histórico.
O novo espaço do Centro de Formação Profissional Senai Frederico Closs conta com uma área construída de 1,4 mil metros quadrados, podendo atender até 600 alunos nos turnos da manhã, tarde e noite.
Considerado um centro de formação e qualificação profissional modelo para o Rio Grande do Sul, o Senai ofertará na nova ‘casa’ cursos nas áreas de metalmecânica, eletroeletrônica, automação industrial e gestão, contando com laboratórios modernos, como o Senai Lab, que aproximam os alunos da Indústria 4.0. Além disso, há uma área preparada para receber as unidades móveis, permitindo à comunidade acessar outros ramos em busca de qualificação profissional.
A Folha acompanha a história do Senai em Venâncio desde a fundação, há mais de 30 anos. Em suas páginas, evidencia a importância destes cursos para a consolidação de Venâncio como um polo metalmecânico. Aliás, a mobilização de empresários do setor industrial, como Walter Bergamaschi, da Venax, foi fundamental para que o município recebesse uma unidade do Senai na década de 90. Os cursos iniciaram em 1994 e a primeira turma, do curso de Mecânica, se formou em julho de 1996.
Empresa de Venâncio pode assumir obras do casarão da Cultura
As obras de reforma no prédio da Casa de Cultura, no Centro de Venâncio Aires, podem ser realizadas por uma empresa venâncio-airense. A informação é da secretária municipal de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza.
O casarão, datado de 1920, fica localizado na esquina das ruas Osvaldo Aranha e Reynaldo Schmaedecke. Na história mais recente, foi sede da Secretaria de Cultura e Esportes.
A reforma desta que é uma das construções mais antigas do município virou uma ‘dor de cabeça’ para a Administração. O governo realizou três licitações que se tornaram processos frustrados. Para a terceira e última, a equipe reestruturou o projeto e lançou nova licitação com objetivo de facilitar e tornar mais atrativo para as empresas. No mês de novembro, foi anunciado que uma empresa de Porto Alegre venceu o processo e esperava-se que as obras iniciassem em dezembro, no entanto, a documentação exigida não foi apresentada dentro dos prazos e foi realizado o distrato.
Como não houve êxito nos três processos anteriores, agora, existe a possibilidade de uma contratação direta e simplificada, prevista em legislação. Neste novo cenário, adianta Deizimara, uma empresa de Venâncio, cujo nome ainda não foi divulgado, está interessada em realizar a obra. Os trâmites devem ter andamento nos próximo dias, para que ainda no primeiro semestre as obras possam ter início. “Estamos no quarto capítulo de todo esse processo. Acredito que teremos sucesso, pois é uma empresa consolidada, que já fez várias obras para o município. Como é uma empresa venâncio-airense, conhece o casarão e isso facilita muito”, disse Deizimara.
A reforma do casarão está orçada em R$ 495 mil. O objetivo é manter as paredes externas originais do prédio, com o intuito de preservar a identidade do local. Após a reforma, a meta da Administração é tornar o espaço uma referência para eventos culturais e atividades de grupos.