Com as cicatrizes da enchente, Mariante prepara homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes

Na segunda-feira, 27, durante sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, o presidente da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, de Vila Mariante, Roni Maria, ocupou o espaço da Tribuna Livre para divulgar a tradicional festa em homenagem à padroeira da comunidade, que ocorre no domingo, dia 2 de fevereiro.
Mesmo diante dos desafios do segundo distrito, que foi fortemente impactado pelas cheias registradas em 2023 e a maior delas, em maio do ano passado, a comunidade retoma a festividade com o objetivo de evidenciar a fé e a esperança de dias melhores. “Vocês sabem que Mariante está muito abalado. Não temos condições emocionais e estruturais de fazer uma grande festa, mas como a nossa padroeira já é centenária, não poderíamos deixar de fazer uma homenagem”, disse o presidente.
No domingo, 2, a imagem da santa será recebida na saída do Porto do Santuário, às margens do Rio Taquari, às 9h30min, e dali inicia a procissão até a comunidade, onde ocorrerá a missa, a partir das 10h. Ao meio-dia, será servido o almoço, um galeto ao preço de R$ 25. “Não temos clima para a festa, mas no meio disso tudo, optamos em reconstruir a comunidade católica, o que restou. Estamos emocionalmente abalados, mas tentando manter a nossa comunidade e acreditando no futuro”, disse Teresinha Graef, tesoureira da comunidade.
A festa deste domingo, 2, também marcará a recolocação da imagem da santa junto à gruta, ponto de referência para moradores e visitantes. A estátua foi localizada após a enchente, em meio à lama, na casa do ex-vereador Clécio Espíndola, o Galo. Danificada, a imagem passou por um processo de restauração e agora voltará a ocupar esse espaço de fé.

Foto: Luana Schweikart 

Expectativa é receber Eduardo Leite na abertura da 17ª Fenachim

Com início da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) programado para o dia 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador, a comissão organizadora do evento tem a expectativa de reunir diversas autoridades na solenidade de abertura, entre elas, o governador Eduardo Leite.
O chefe do Executivo gaúcho ainda deve receber o convite oficial em uma agenda no Palácio Piratini, mas no último fim de semana, durante o Paleta Atlântida, em Xangrilá, Leite já ganhou um chimarrão venâncio-airense das mãos da corte da festa e o lembrete de que 2025 é ano de Fenachim.
Durante entrevista ao programa Folha 105 – 1ª edição, nesta semana, a secretária-executiva da festa, Deizimara Souza, comentou que a expectativa é grande pela participação do governador. “Ele sempre nos recebe com muita receptividade, sabendo o que é a nossa Fenachim e acreditamos plenamente que ele estará na abertura da festa”, disse.
Na contagem regressiva para o evento, Deizimara falou do desafio de reorganizar uma festa deste porte. “Tivemos uma situação de uma festa planejada e projetada em quase R$ 3 milhões e ela não aconteceu”, disse, ao lembrar que a estrutura estava toda pronta, quando a festa precisou ser adiada devido às enchentes que atingiram o estado.
O próximo foco de atenção da organização é o anúncio dos shows nacionais, o que deve ocorrer na próxima semana. Serão duas atrações nacionais, nos dias 3 e 10 de maio, os dois sábados da festa. “Estamos a mil. No dia 1º de abril, o Parque do Chimarrão já será fechado para a preparação da festa”, antecipou. “É uma festa de fazer amigos. Essa edição tem uma representação gigante, de reconstrução, de retomada”, completou.

Deizimara participou do programa Folha 105 – 1ª edição na segunda-feira, 27 (Foto: Juan Grings)

Gestão dos resíduos é prioridade da Secretaria de Meio Ambiente

Em entrevista recente ao programa Folha 105 – 1ª edição, da Terra FM, o secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal de Venâncio Aires, Gustavo Von Helden, destacou diversas frentes de trabalho da pasta e elencou a gestão de resíduos como prioridade. “Precisamos resolver o problema de lixo. A gente vai resolver esse problema, é um compromisso que eu tenho e os técnicos já estão incumbidos do que precisam fazer. Iremos aprimorar o processo”, garantiu. O secretário antecipou que, nos próximos dias, o objetivo é abrir um processo licitatório visando a reorganização do ciclo que envolve recolhimento, triagem e destinação do lixo. A demanda inclui a Usina de Triagem, em Linha Estrela, que deve passar por um processo de reestruturação.
Para Von Helden, além do papel do poder público, o assunto passa pela conscientização da população, que cada vez mais produz lixo. Ele revelou que entre os dias 26 e 31 de dezembro, período das festividades de fim de ano, os venâncio-airenses produziram 206 toneladas de lixo. Segundo ele, Venâncio produz, em média, 30 toneladas de lixo por dia.

Secretário Gustavo Von Helden participou do programa na quarta-feira, 22 (Foto: Juan Grings)


Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há mais de 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora. A jornalista coordena a produção jornalística da redação integrada com a Rádio Terra FM. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso e apresenta o programa Folha 105 - 1ª edição, de segunda a sexta-feira, ao vivo, das 11h às 12h.

Clique Aqui para ver o autor

DESTAQUES

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido