Na próxima semana será inaugurado, no bairro Cruzeiro, o Centro Especializado de Atendimento Materno Infantil (Cemai), o que vai provocar uma mudança nos atendimentos de saúde pública em Venâncio Aires.
Com o Cemai em funcionamento, esse passa a ser o local de referência para o atendimento médico de gestantes e crianças. Já a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, popularmente conhecida como posto Central, não terá mais atendimento pediátrico e de ginecologia e obstetrícia.
A equipe do posto Central vai passar a atuar no Cemai, que será inaugurado na sexta-feira, 28, às 16h. O local conta com 973,7 metros quadrados, com consultórios médicos e de enfermagem, além de salas para imunização, amamentação, nebulização, procedimentos e farmácia.
Conforme a Secretaria de Saúde, na estrutura do posto Central seguirão funcionando os serviços da Vigilância Epidemiológica, do Centro de Atendimento a Doenças Infecciosas (Cadi), o setor de imunização. Também segue no mesmo endereço, em prédio anexo, a Farmácia Municipal.
À coluna Mateando, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, disse que há projetos na área da saúde para o endereço da UBS Central. “Temos planos futuros para aquele local, pensando na região central”, afirmou, sem revelar mais detalhes.
Peixinhos centenários
A profissão de repórter nos permite descobrir e apurar muitas histórias. Ontem pela manhã, a colega Júlia Brandenburg foi até a escola Cristiano Bencke, em Centro Linha Brasil, para conferir os preparativos para a festa junina que ocorre neste sábado, 22, e se deparou com um relato muito bacana envolvendo uma brincadeira tradicional nas festas de São João, a pescaria.
Conversando com a professora de Arte, Josiane Inês Klamt Keller, Júlia apurou que os peixinhos de madeira usados na pescaria da escola são centenários. Eles foram feitos pelo morador da localidade Helmuth Pilz. Depois que faleceu, a família decidiu doar os peixinhos para a escola. E olha a coincidência: a doação foi feita por Nilo Pilz, que é o avô da professora Josiane, que foi aluna da escola. “Estudei todo o Ensino Fundamental na Cristiano Bencke e felizmente também agora sou professora. Os peixes que usamos na pescaria, foram confeccionados há mais de 100 anos”, ressalta.
Projeto do feriado de 11 de maio na pauta da Câmara de Vereadores
Está de volta à pauta de votação da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires o projeto que prevê que o dia 11 de maio, aniversário da Capital Nacional do Chimarrão, seja feriado, e não mais em 25 de julho, Dia do Colono e Motorista, como ocorre atualmente. A proposta é do vereador Benildo Soares (Republicanos), que retoma a discussão no Legislativo. Em outras duas oportunidades, ele retirou proposições semelhantes, pois não havia maioria para aprovar a lei. O debate envolve o comércio, que não é a favor de feriado no dia 11 de maio, pois a data é sempre próxima do Dia das Mães, a segunda melhor em vendas para o setor durante o ano, perdendo apenas para o Natal.