O número de internações no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e o aumento de casos de Covid-19, nas últimas semanas, preocupam as autoridades de saúde de Venâncio Aires. O alerta também está no comércio, que teme ser afetado como ocorreu no início da pandemia. Restrições, ainda mais nesta época do ano – a um mês do Natal – frustrariam toda e qualquer projeção de vendas.
Nos últimos dias, a Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) vem reforçando a importância de respeitar os os protocolos de saúde e segurança para que o comércio não feche novamente, inclusive com o lembrete de que o uso de máscara para ingressar nos estabelecimentos comerciais segue sendo obrigatório.
Conforme o presidente da entidade, Vilmar de Oliveira, os associados são sempre orientados da necessidade de respeitar todas as regras. “Isso é fundamental para que o comércio permaneça aberto e principalmente para a segurança dos funcionários e clientes”, frisa. Vamos nos cuidar. A pandemia não acabou!
Quedas de energia
No fim de semana, Venâncio Aires registrou novas quedas de energia elétrica em diversos bairros. Desta vez, as interrupções aconteceram na madrugada. Segundo a assessoria de imprensa da RGE, ocorreram duas interrupções de menos de três minutos cada, sendo a primeira às 3h46min de sábado e a outra à 1h13min de domingo. “As duas interrupções foram causadas por interferências na linha de transmissão Venâncio 1 x Venâncio 2”, explicou a nota enviada ao jornal Folha do Mate. Além da queda da energia, canais de televisão saíram do ar e ficaram indisponíveis, praticamente, todo o domingo.
A RGE informou que está fazendo uma ampla inspeção na linha para identificar a causa e providenciar as correções.
As quedas de energia têm se tornado frequentes no município. No começo deste mês, uma espécie de ‘apagão’ foi registrado na Capital do Chimarrão, deixando moradores sem luz por mais de 11 horas.
Estiagem
Na quinta-feira, 26, às 14h, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Adolfo Brito (PP), realiza audiência pública para debater a estiagem, previsões climáticas para o fenômeno La Niña no Rio Grande do Sul e seus impactos. A audiência foi proposta pelos deputados Zé Nunes (PT), Jeferson Fernandes (PT) e Edgar Pretto (PT).
Mais uma nascente recuperada
No sábado, 21, um ato marcou, de forma oficial, a recuperação de mais uma nascente do Arroio Castelhano, em Linha Sapé. A obra foi viabilizada com recursos do Fundo de Gestão Compartilhada.
A nascente, localizada na propriedade de Egon Schmidt, abastece em torno de 60 famílias da região.
Com essa obra, Venâncio Aires já recuperou 17 nascentes do Arroio Castelhano, em diversas localidades. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, agora os trabalhos se concentram na nascente da Santinha, em Vila Deodoro. Um levantamento efetuado o ano passado catalogou 243 nascentes do principal manancial de Venâncio Aires.