A semana é decisiva no Supremo Tribunal Federal (STF), que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado. Os atos de 8 de janeiro são o ponto-chave deste julgamento que entra para a história do judiciário brasileiro.
O assunto nos remonta às mais de duas mil pessoas que foram investigadas por participar dos atentados aos prédios dos três poderes em 8 de janeiro de 2023. Entre eles estão dois moradores de Venâncio Aires.
Nesta semana, conversei com a defensora pública Roberta Nozari, que atua na Defensoria de Venâncio, para saber como está a situação de ambos. A Folha do Mate apurou, na época, que se trata de Gláucia Nadine Pimentel e Rafael Rodrigo Zarth. Os nomes de todos os investigados constavam em uma lista pública que foi divulgada após os atos, no site da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal.
Segundo a defensora, foram revogadas as medidas cautelares impostas aos dois e nenhum está com tornozeleira eletrônica. “Ambos celebraram Acordo de Não Persecução Penal (ANPP). Um já foi cumprido e outro está em andamento. Já foi enviada a informação sobre o cumprimento para Brasilia e aguardamos retorno”, informou.
Segundo divulgado pelo STF, nos casos destes acordos, além da multa, os envolvidos ficam obrigados a prestar horas de serviço comunitário e não podem manter perfis em redes sociais abertas durante o período de vigência do acordo.

Mais um golpe

Clientes da Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan) estão sendo vítimas de um golpe. Estelionatários criaram um site falso que emite boletos de cobrança idênticos aos verdadeiros. Inclusive, constam todos os dados do cliente e o valor cobrado é semelhante ao da última fatura. Ontem, vítimas do golpe procuraram a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para informar sobre o golpe. Eles só descobriram porque a Corsan emitiu um comunicado informando sobre o atraso no pagamento. A diferença é que o valor do boleto é direcionado a um banco ‘Inter’ e não ao Banrisul, como acontece normalmente.

Feira do Livro: lançamento do livro Bem-vindo a Venâncio Aires

A 26ª Feira do Livro de Venâncio Aires inicia hoje e segue até domingo, no Parque do Chimarrão. A programação abrirá espaço para alguns lançamentos, entre eles, o livro “Bem-vindo a Venâncio Aires”, de Rodrigo Keller. O lançamento será no sábado, 13, às 17h, no espaço da Escola do Chimarrão. A narrativa é conduzida por Venancito, mascote da Fenachim, que transforma temas complexos em uma leitura leve e atraente sobre a cultura local.

Bandeira do Rio Grande do Sul já tremula no céu de Venâncio

Em cerimônia realizada na manhã de ontem, 10, a Prefeitura de Venâncio Aires, em parceria com o Rotary Club Venâncio Aires Chimarrão, promoveu a troca de bandeiras na Praça Henrique Bender (Praça Evangélica).
Em alusão à Semana Farroupilha, que inicia na sexta-feira, 12, a bandeira do Rio Grande do Sul foi hasteada no lugar da bandeira do Brasil. “É um momento muito importante, em que a gente inicia oficialmente a celebração de um legado que permeia todo o nosso estado. É uma forma de dizer que também defendemos uma história que vai além das fronteiras do Rio Grande do Sul”, destacou o secretário de Cultura e Esportes, Sandro Kroth.
A solenidade contou com a presença de autoridades municipais, representantes da entidade parceira e comunidade, marcando simbolicamente o início das atividades que celebram as tradições gaúchas em Venâncio Aires.

Bandeira do RS está hasteada na praça Henrique Bender (Foto: Juan Grings)

Festejos Farroupilhas começam amanhã

Nesta sexta-feira, 12, a partir das 19h, na sede do Grupo Folclórico (GF) Essência da Tradição, ocorre a cerimônia de abertura da Semana Farroupilha de Venâncio Aires, marcada pela tradicional fusão das centelhas da Chama Crioula. Na mesma noite, às 20h30min, haverá um jantar festivo e, às 21h30min, baile com a Confraria da Música Gaúcha.
No sábado, 13, a programação segue às 9h, com missa crioula na sede do CTG Pousada do Capão, em Estância São José, seguida de almoço, às 12h. Às 14h, no Parque, ocorre a abertura da feira de artesanato e agroindústrias, no Morada Velha. Haverá ainda tarde cultural com apresentações artísticas no CTG Erva Mate e, às 22h, baile com Jonathan Pacheco e Grupo Presença, no Palco Lenz. No domingo, 14, segue a feira de agroindústria e artesanato e às 14h ocorre baile com Nativos Serranos e Os Serranos, no Palco Super Lenz.