O Datafolha realiza pesquisas interessantes, principalmente no período eleitoral. Foi criado em 1983, ainda como departamento de pesquisas e informática do Grupo Folha da Manhã, com o objetivo de oferecer conteúdo e servir como ferramenta de planejamento para o jornal Folha de S.Paulo e outros veículos e serviços da empresa.
Abaixo, um levantamento sobren o voto por classes sociais:
Metade dos excluídos aprova governo Dilma
Na classa alta, 47% reprovam gestão da petista
O governo da presidente Dilma Rousseff (PT) é aprovado, atualmente, por 37% dos eleitores brasileiros, e uma parcela similar (38%) o considera regular. A taxa de reprovação é de 24%. Entre as classes brasileiras, o índice mais alto de aprovação à gestão da petista ocorre entre os excluídos (50%), e cai conforme se avança ao polo oposto: é de 38% na classe média baixa, de 34% na classe média intermediária, de 28% na classe média alta, e de 26% na classe alta. O contrário se dá com a reprovação, que é de 47% na classe alta e de 12% entre os excluídos.
Entre os eleitores de classe alta, a nota média atribuída ao desempenho do governo Dilma é 4,5; na classe média intermedirá, fica em 5,9; e entre os excluídos, alcança 7,3. Na média do eleitorado, a nota média da gestão da petista é 6,1.
Fonte: Datafolha