No sábado, 19, a capa da Folha do Mate compartilhou com leitores uma excelente notícia na área da educação. A Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Educação de Venâncio Aires (Coopeva) firmou uma parceria com a empresa Aprender Gestão Educacional para a gestão do Colégio Professor José de Oliveira Castilhos, que completou 60 anos de atividades neste ano.
Durante a divulgação da parceria, confirmada com exclusividade durante o programa Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM, na quinta-feira, 17, o representante da empresa, Fernando Barcellos, ao lado do professor e gestor Engelberto Henn, destacou que procurou a Coopeva após ler uma reportagem da Folha do Mate publicada em março deste ano. A matéria, assinada pela repórter Luana Schweikart, abordou as dificuldades financeiras da cooperativa. A parceria vai inaugurar uma nova fase na história do Colégio, que tem metas de atrair novos estudantes e retomar o Ensino Médio.
Como profissionais de comunicação de um veículo que tem sua linha editorial focada em informar, mas também contribuir com o desenvolvimento da nossa comunidade, ficamos orgulhosos em saber que essa matéria jornalística contribui, de alguma forma, para a história que estamos contando agora. “A reportagem da Folha do Mate é que permitiu todo o início deste grande movimento”, disse Fernando Barcellos, durante a entrevista na 105.1 FM.
Vem reajuste no pedágio
Os valores das tarifas de pedágio da RSC-287 devem sofrer reajuste na virada do mês. A informação é do gerente de Operações da concessionária Rota de Santa Maria, Ricardo Abreu.
Agosto é o mês referência para a concessionária, que assumiu a operação da rodovia em 31 de agosto de 2021.
A última revisão nos preços ocorreu em agosto de 2022, quando a tarifa para automóveis passou de R$ 3,70 para R$ 4,10. O assunto está em tratativas com a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs).
Prontos para respirar literatura?
Começa na quinta-feira, 24, e segue até domingo, 27, a Feira do Livro de Venâncio Aires. Uma ampla programação literária e cultural aguarda pelos visitantes no Parque do Chimarrão.
Serão quatro dias de programação. A patrona da feira, Letícia Wierzchowski, é presença confirmada no evento, no sábado à tarde, quando ela participará de um bate-papo. O caderno Na Pilha, que circula nesta edição, destaca o tema da feira que é Ler Transforma.
Convida a família e aproveite esse evento tão especial do calendário de Venâncio Aires.
Da sacada para os ouvintes da 105.1
A equipe do Olé Esporte Clube, da Rádio Terra FM, transmitiu no domingo, 20, mais uma partida do futebol amador. Com narração de Renan Zarth, comentários de Roni Müller, reportagem de Rodolfo Becker e trabalhos técnicos de Marquinho Jacobi, a equipe transmitiu a vitória do Fluminense por 3 a 1 contra o Minuano, de Canudos do Vale, partida válida pelo Regional da Aslivata. A ‘cabine’ de transmissão foi a sacada da residência de Neuro Ricardo Ledur, conhecido como Nego. O técnico da equipe titular de Canudos do Vale literalmente ‘abriu’ as portas de casa, com visão privilegiada do campo, para a equipe fazer a transmissão ao vivo pelo 105.1 FM.
Obrigada pela receptividade, Nego! São parcerias como essas que nos permitem viver e transmitir o futebol amador à audiência.
Segurança
Espaço de lazer, esporte e diversão, o Parque Municipal do Chimarrão registrou um roubo na tarde ensolarada do último domingo, 20. Enquanto muitas famílias e grupos de amigos curtiam o Parque, um assalto foi praticado por volta das 16h30min, na área próxima à pista de veloterra. Indivíduos armados com pistolas assaltaram um homem e levaram o carro dele. Segundo relatado pela vítima, o motivo seria uma dívida que ele tem por causa de uma apreensão de drogas feita dias atrás pela Brigada Militar.
Naquela tarde eu estava tomando um chimarrão no Parque, inclusive vi uma viatura da Brigada circulando por lá, o que é muito bom e transmite sensação de segurança aos frequentadores.
Nessa segunda-feira, 21, quando eu soube do assalto, agradeci por não ter acontecido um disparo de arma ou algum ato de violência que pudesse atingir pessoas inocentes, que apenas escolheram sair de casa e curtir o dia ao ar livre ao lado da família, entre elas, diversas crianças que brincavam pelo Parque do Chimarrão. Essa é mais uma situação que envolve o tráfico de drogas. Um problema que vem se agravando e mostrando à comunidade que a criminalidade não tem hora, nem lugar para agir.