Encerram na próxima quarta-feira, 12, às 17h, as inscrições para o concurso que vai eleger rainha e princesas da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). As interessadas precisam oficializar a inscrição presencialmente na Secretaria Municipal de Cultura e Esportes.
Para o dia 16 deste mês, um domingo, já está agendada uma mateada de apresentação das candidatas, na Travessa São Sebastião Mártir. Já o evento de escolha das soberanas será no dia 11 de novembro, no Parque Municipal do Chimarrão. O novo trio vai suceder as atuais soberanas, a rainha Veridiana Röhsler e as princesas Alexandra Keller e Lavínia Giehl (foto).

Conforme o coordenador do concurso e assessor da Secretaria de Cultura, Sandro Kroth, a expectativa é de que nesta reta final, muitas jovens que manifestaram interesse em concorrer ao longo das últimas semanas, oficializem a candidatura.
Nesta semana, repercutiu a informação trazida pela Folha, de que apenas três jovens estavam oficialmente inscritas no concurso. O número mobilizou o ‘tribunal’ das redes sociais. No Facebook, por exemplo, li comentários até ofensivos, eu diria, sobre o concurso, que é reconhecido em todo o Rio Grande do Sul por valorizar mais do que beleza e simpatia, mas a comunicação e o conhecimento das venâncio-airenses. É um concurso que faz parte da história da Capital do Chimarrão e muito aguardado por jovens que sonham em representar Venâncio e a Festa com Sabor do Rio Grande. São meninas, adolescentes ou mulheres que se inspiram na trajetória das 50 mulheres que já foram eleitas soberanas ao longo destas últimas décadas.
Importante destacar que as eleitas atuam voluntariamente para divulgar as potencialidades do município, as atrações da festa e mais do que isso, representar as pessoas que moram, estudam e trabalham aqui. São elas que traduzem uma das principais características do povo venâncio-airense, a hospitalidade.
Fica aqui o meu pedido de respeito, meu incentivo às jovens que ainda estão indecisas. Permitam-se viver essa experiência que, antes de ser uma competição, é uma oportunidade de conhecer pessoas, se desenvolver e aprender mais sobre a festa e sobre Venâncio.

Turismo das cheias

A Defesa Civil emitiu alerta de chuvas intensas e volumosas, com risco de enxurradas nas cabeceiras de rios. A previsão aponta que o Rio Grande do Sul terá chuva intensa nos próximos seis dias.
O alerta levou moradores da região baixa de Venâncio Aires a se precaverem. Alguns chegaram a levantar móveis nesta sexta-feira, 7.
Um morador do bairro União que fez contato pelo WhatsApp da Terra FM, lamentou que a cada cheia, os curiosos aparecem para ver os pontos alagados da cidade. É o chamado ‘turismo das cheias’. Ele pediu mais respeito aos moradores que vivem momentos de tensão a cada enxurrada, sem contar os prejuízos em suas residências. Na área urbana, além do União, os bairros Battisti, Morsch e Diettrich são, historicamente, os mais atingidos.

Saúde das crianças

O Rio Grande do Sul declarou nesta semana estado de emergência em saúde pública em todo o território gaúcho para o enfrentamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças. A declaração reforça a importância da abertura da UTI Pediátrica do Hospital São Sebastião Mártir. A unidade foi inaugurada em janeiro, mas ainda não está em funcionamento. Nessa sexta-feira, o prefeito Jarbas da Rosa disse que a expectativa é abrir a UTI nas próximas semanas.

Sinal 5G

Nesta semana completou um ano de operação da tecnologia 5G no Brasil. Já são 10 milhões de usuários em mais de 150 cidades. Segundo levantamento da Conexis Brasil Digital, as operadoras já instalaram o sinal em todas as capitais, todas as cidades com mais de 500 mil habitantes e em metade das cidades com mais de 200 mil habitantes. Em cidades com menos de 100 mil habitantes, como é o caso de Venâncio, o cronograma prevê sinal 5G em 2028.