Começa na sexta-feira, 17, e segue até segunda-feira, 20, feriado municipal, a 149ª Festa de São Sebastião Mártir, padroeiro de Venâncio Aires.
Com o objetivo de divulgar a festa e evidenciar as manifestações de fé e devoção ao santo, as comunidades que integram a Paróquia São Sebastião Mártir promovem missas que integram o calendário de peregrinações da imagem do santo padroeiro.
Nesta semana, a Comunidade Santa Rita de Cássia, do bairro Gressler, foi a anfitriã juntamente com as comunidades São Martinho de Lima e São Lucas. O momento de religiosidade também ficou marcado por um encontro de diversos ex-festeiros da Festa de São Sebastião Mártir, como mostra a imagem clicada pelo professor e ministro, André Henckes. Os festeiros, tradicionalmente, têm a missão de organizar e divulgar essa que é uma das maiores festas religiosas do Rio Grande do Sul.
Folha do Mate e Terra FM darão ampla cobertura para a festa. A 105.1 FM terão programação transmitida ao vivo do Pavilhão de Eventos a partir de sexta-feira, 18h, até segunda-feira, 20.
Sabia? Desde 2014, a Festa de São Sebastião Mártir faz parte do calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul. O reconhecimento estadual ocorreu por meio de Projeto de Lei do deputado Heitor Schuch (PSB), atualmente parlamentar federal.

Carnaval Infantil
A Folha do Mate divulga, a partir deste sábado, uma série de reportagens sobre os 40 anos do Carnaval Infantil do Interior de Venâncio. Hoje, o destaque vai para Os Noventinhas, de Linha Marechal Floriano, bloco que abre o calendário de bailinhos de Carnaval.
A relevância do tabaco
Venâncio Aires é destaque em exportação entre os municípios gaúchos. A Capital do Chimarrão fechou 2024 batendo recorde e se manteve como sexto maior exportador do Rio Grande do Sul.
Pela primeira vez, o município supera US$ 1 bilhão em exportações, segundo dados da Secretaria Federal de Comércio Exterior divulgados nesta semana. O principal produto de exportação é o tabaco em folhas, que representa 94% da balança comercial.
O prefeito Jarbas da Rosa, que auxiliou o pai na propriedade da família, em Linha Mangueirão, no cultivo do tabaco, comemorou os números, mas lamentou que a cultura não receba o devido respeito do governo brasileiro. “Esses números e os valores que representam devem ser respeitados”, disse.
A compra do tabaco
A colheita do tabaco em Venâncio Aires chega a 80% e tende a se intensificar nos próximos dias, com a previsão de tempo seco. Boa parte dos produtores já estão com tabaco pronto para a venda nos galpões. A partir da próxima semana, diversas empresas darão início à compra de tabaco. Algumas já iniciaram nesta semana. A exceção é a Tabacos Marasca, que começou 18 de novembro e retorna a compra na segunda-feira, 13, após as férias coletivas.