Antes de mediar o painel Gente & Negócios desta quinta-feira, 24, fiz questão de visitar a propriedade da família Hein, em Linha Herval, a cerca de 20 quilômetros do centro de Venâncio Aires. Quis ouvir de perto a história que hoje será compartilhada com o público. Estiveram comigo na visita o diretor de Conteúdo da Folha do Mate, Sérgio Klafke, e a colega Luana Weschenfelder, responsável pelas imagens captadas na propriedade.
Elton Hein, 60 anos, é o agricultor ‘número 1’ do ranking do Valor Adicionado Fiscal (VAF) entre os produtores de Venâncio Aires – atrás apenas do Condomínio Avícola Dália. Ao lado da esposa Maria Beatriz e do filho Gustavo, de 30 anos, construiu uma granja modelo em gestão, inovação e sucessão familiar.
Gustavo é filho único e assumiu cedo a lida com os frangos de corte, que hoje chegam a 180 mil aves por lote. Com formação técnica e superior, ele trouxe um novo olhar para a propriedade – e segue crescendo junto com os pais, que são inspirações para o pai da pequena Alice, que já está em volta e acompanha toda a movimenta da granja com os olhos brilhando.
Uma história que inspira e mostra a importância do planejamento e da gestão. Aliás, essas são palavras que, certamente, vão nortear o painel que será transmitido nesta quinta-feira, das 11h às 13h, ao vivo da AABB, com presença de importantes lideranças políticas e empresariais, entre elas, o secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul, Edivilson Brum, que de pronto aceitou o convite de estar no evento promovido pela Folha e Terra FM.
Estrada Velha (Nova) quase pronta
Faltam detalhes para que a obra de pavimentação da Estrada Velha, que liga o bairro Bela Vista à Linha Hansel, na RSC-287, seja concluída. Segundo a secretária de Planejamento e Urbanismo de Venâncio Aires, Deizimara Souza, a equipe da empresa contratada trabalha nos ajustes finais da obra, que deve ser inaugurada, oficialmente, em agosto. “Falta 1%”, disse ela.
O trecho que conecta o bairro Bela Vista à RSC-287 é conhecido há anos como Estrada Velha, por ser a antiga ligação com Santa Cruz do Sul. De cara nova, agora a Administração Municipal tem chamado a via de ‘Estrada Nova’.
Os moradores e empresas da região já vêm usufruindo a via há bastante tempo. Inclusive quem não mora nas localidades contempladas com o trajeto estão optando pelo trajeto, que inclui 4,7 quilômetros de ciclovia.
Valorização imobiliária
É evidente que todo investimento em infraestrutura reflete em valorização de regiões e, em consequência disso, dos imóveis. As pavimentações são exemplos disso. Nesta semana, durante entrevista ao programa Folha 105 – 1ª edição, da Terra FM, a secretária de Planejamento e Urbanismo de Venâncio Aires, Deizimara Souza, destacou a valorização imobiliária da região da Linha Hansel, a partir das obras de pavimentação da Estrada Velha. Deizimara revelou que há situações pontuais em que técnicos do Cadastro Imobiliário da Prefeitura constataram uma valorização significativa naquela região.
O mesmo movimento deve acontecer na região de Grão-Pará, Travessa e localidades vizinhas com o recapeamento da VRS-816, uma obra orçada em R$ 8 milhões. Segundo Deizimara, há dois processos em andamento na pasta para abertura de loteamentos nesta região. Além disso, a Prefeitura projeta um aumento significativo no fluxo de veículos com a obra pronta e oferecendo melhores condições de trafegabilidade. “Não tem como não pensar nessa obra a longo prazo, pois essa região vai crescer muito”, comentou.
Agroindústrias em pauta
A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires abre espaço para um debate importante sobre as agroindústrias do município. No dia 6 de agosto, às 19h, será realizada uma audiência pública promovida pela Frente Parlamentar em Defesa das Agroindústrias, presidida pelo vereador Elígio Weschenfelder (PSB), o Muchila.
A proposta é discutir entraves e buscar soluções. A audiência vai debater sobre o funcionamento das agroindústrias, a fiscalização no âmbito municipal, a importância dos empreendimentos para as atividades rurais e a importância delas para a economia familiar. O encontro é aberto à comunidade.
Feriado
Venâncio Aires, Mato Leitão, Vale Verde, Passo do Sobrado e Santa Cruz do Sul são municípios da região onde, nesta sexta-feira, 25, é feriado municipal em homenagem aos colonos e motoristas. Atenção às mudanças nos atendimentos dos estabelecimentos comerciais e órgãos públicos.
Julho especial
Julho é um mês especial para a agricultura. Além do Dia do Colono e Motorista, o 25 de julho também celebra o Dia da Agricultura Familiar. Já em 28 de julho comemora-se o Dia do Agricultor.