A semana começa com expectativa para o debate eleitoral com os candidatos a prefeito de Venâncio Aires. Na quinta-feira, 22, Folha do Mate e Terra FM reúnem Cândido Faleiro Neto (PT), Giovane Wickert (PSB), Jarbas da Rosa (PDT) e Maciel Marasca (PP). Os quatro irão confrontar ideias e propostas para governar Venâncio Aires pelos próximos quatro anos.
A estrutura começou a ser instalada ontem, na sede do grupo de comunicação. Além da equipe técnica da 105.1 FM, a transmissão contará com trabalhos das equipes da Som Impacto, que instalou o telão de LED (foto), e da Sultel Internet e Telecomunicação, que reforçará o time da casa para garantir o melhor em imagem e sinal de internet para a transmissão.
O auditório da Folha e Terra será o espaço também dos debates de Mato Leitão, Vale Verde e Passo do Sobrado. A exceção será o segundo debate com os Prefeituráveis de Venâncio, que será transmitido no dia 3 de outubro, ao vivo do Clube de Leituras, com a presença de público.
No debate desta semana, os eleitores da Capital do Chimarrão poderão acompanhar tudo pelo 105.1 FM e também em vídeo, com transmissão exclusiva pelo canal Terra Play, no YouTube. Antes do debate, que inicia às 20h, a audiência é convidada a acompanhar os bastidores da transmissão no pré-debate, que vai ao ar a partir das 19h15min, também ao vivo pelo Terra Play.
Um dos momentos da transmissão é a Central do Eleitor, que será apresentada pela jornalista Juliana Bencke. Os eleitores e ouvintes poderão interagir durante o debate enviando mensagens de apoio aos candidatos e dizendo de onde você está acompanhando a transmissão.
Ações a longo prazo
A Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) traz nesta quarta-feira, 21, o Conselho do Plano Rio Grande para uma audiência regional, em Santa Cruz do Sul. A reunião contará com a presença do vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (foto).
A ação faz parte do pleito regional de integrar o conjunto de ações pensadas para a adaptação e resiliência aos efeitos do clima no estado para os próximos 25 anos. O encontro ocorrerá na sala 101 do campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), às 9h.
Souza vem à região para ouvir os gestores públicos dos municípios e as propostas para serem inseridos no plano estadual. O que vivemos em maio mostrou a urgência de um plano que contemple a reconstrução, mas também ações de resiliência e sustentabilidade a longo prazo.
O céu do RS
Quem acompanhou o entardecer do último domingo deve ter se deparado com uma névoa no céu e se surpreendido com o sol em tom avermelhado.
O que parece distante de nós, está mais próximo do que imaginamos. Conforme divulgado pela Metsul Meteorologia, o céu acinzentado é a presença de fumaça que se origina de queimadas na região amazônica, Pantanal e também de países vizinhos, mas a parte maior vem de fogo que ocorre na Bolívia e no Sul da Amazônia brasileira. “Correntes de vento de Norte que trazem ar quente de Norte formam um rio atmosférico de fumaça até o Rio Grande do Sul”, explicou.