A Assembleia Legislativa realizou ontem mais uma edição do Programa Deputado por Um Dia, onde jovens ocupam o lugar dos políticos por uma sessão. Participaram cinco escolas: Oscar Bertholdo, de Farroupilha, Santa Inês, de Santo Antônio da Patrulha, Presidente Afonso Pena, de Paraíso do Sul, Mário Quintana, de Bagé, e General Souza Neto, de Alpestre.
Eles ocupam a tribuna no plenário, fazem discursos e votam projetos. Os ‘deputados mirins’ apresentaram cinco projetos sendo somente rejeitadon um, o que prevê autorização para o governo do Estado, em cooperação com as Prefeituras, para criar escolas públicas de música no Estado do Rio Grande do Sul – autor: Escola Municipal de Ensino Fundamental Oscar Bertholdo (União Jovem – UJ) de Farroupilha.
Foram apresentados cinco projetos:
‘Dia do Protagonismo Estudantil’ nas Escolas da Rede de Ensino Público Estadual do Rio Grande do Sul – autor: Escola Estadual de Ensino Médio Mario Quintana (Partido Inovador Juvenil – PIJ), de Bagé. A intenção, segundo a justificativa, é dar início a movimentos de incentivo aos hábitos de estudo através da participação crítica, criativa e efetiva do aluno neste processo. Houve 44 votos favoráveis e 11 contrários.
Instalação de lixeiras ecológicas nas escolas da rede de ensino público estadual do Rio Grande do Sul – autor: Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Afonso Pena, de Paraíso do Sul (Partido Afonso Pena – PAP). Houve aprovação com 50 votos favoráveis e cinco contrários.
Semana da Consciência Cidadã e Democrática, visando educar as crianças e jovens para o exercício consciente de sua cidadania – autor: Escola Municipal de Ensino Fundamental General Souza Netto (PSN), de Alpestre. Aprovado com 52 votos favoráveis e três contrários.
“Diretor por um dia” nas Escolas da Rede de Ensino Público Estadual do Rio Grande do Sul – autor: Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Inês, de Santo Antônio da Patrulha (Partido Jovens Conscientes – PJC). Obteve 47 votos favoráveis e oito contrários.
Autorização para o governo do Estado, em cooperação com as Prefeituras, para criar escolas públicas de música no Estado do Rio Grande do Sul – autor: Escola Municipal de Ensino Fundamental Oscar Bertholdo (União Jovem – UJ) de Farroupilha. Rejeitado com 35 votos contrários.