Deputados estaduais na índia
Cinco deputados estaduais vão marcar presença na 7ª Conferência das Partes para o Controle do Tabaco, na índia. Enquanto alguns representantes da cadeia produtiva do tabaco viajam amanhã – entre eles, o presidente da Câmara Setorial do Tabaco e prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus – os parlamentares embarcam nesta sexta-feira, 4, para Nova Dehli, com o compromisso de defenderem a cadeia produtiva do tabaco. Na manhã de ontem conversei com o deputado Edson Brum (PMDB), em Porto Alegre, quando me confirmou a presença dele no evento e também dos parlamentares Marcelo Moraes (PTB), Pedro Pereira (PSDB), Zé Nunes (PT) e também o presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, o deputado Adolfo Brito (PP).
Recado de Narendra Modi
Em um anúncio que circulou em jornais indianos ontem, entre eles, o The Indian Express (foto), o Primeiro-Ministro da índia, Narendra Modi, reiterou o seu compromisso com o controle do tabaco. “O mundo se reúne para combater a epidemia do tabagismo”, diz o anúncio do Ministério da Saúde que divulga em meia página a 7ª Conferência das Partes que ocorre de 7 a 12 de novembro em Nova Dehli, capital indiana.“A índia reitera seu compromisso com a plena implementação da OMS FCTC”, disse o ministério no anúnci que incluiu uma foto do primeiro-ministro. O governo disse também que o tabaco “drena a economia” de quase US$ 16 bilhões por ano.
Temer assinou o protocolo
As vésperas de iniciar mais uma Conferência das Partes para o Controle do Tabaco, o presidente da República Michel Temer assinou o Protocolo de Combate ao Mercado Ilegal de Tabaco. Nas últimas semanas, a organização não-governamental Aliança de Controle do Tabagismo (ACT) liderou uma campanha denominada #AssinaTemer para pedir urgência ao protocolo que, se aprovado pelo Brasil, mostrará o interesse do país em trabalhar políticas mundiais de combate ao contrabando de cigarros. Agora, o documento segue para ser votado no Congresso Nacional.