Hoje é comemorado o dia do símbolo maior dos gaúchos, especialmente dos venâncio-airenses: o chimarrão. Na redação da Folha o hábito é diário. O mate amargo nos acompanha todas as manhãs e tardes.
O ‘vício’ é tão grande que algumas vezes a roda de chimarrão ganha uma cuia a mais, afinal, nosso grupo de trabalho soma 18 pessoas.
Mas a nossa relação com esse tradição vai muito além. A começar pelo nome da empresa: Folha do Mate. Nome criado justamente para evidenciar a erva-mate, a matéria-prima do chimarrão. Além disso, desde outubro de 2013, o Mateando é um novo espaço que evidencia esse costume. A proposta é justamente matear, dialogar, conversar com nossos leitores, de todas as idades.
é LEI
A data de 24 de abril foi instituída pela Lei 11.929, de 20 de junho de 2003 e foi escolhida por sugestão do próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), porque, em 1948, nascia o imortal ’35 CTG’, o primeiro dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) hoje espraiados pelo mundo inteiro. A comemoração surgiu por meio de um projeto de lei do deputado Giovani Cherini (PDT), e sancionada pelo então governador do Estado Germano Rigotto, e representa a valorização do chimarrão. Hoje também é comemorado o Dia do Churrasco.
EM VENâNCIO
No ano passado o chimarrão se tornou, oficialmente, a bebida-símbolo de Venâncio Aires, através de projeto de lei da vereadora Cleiva Heck (PDT).
O mundo um dia ainda vai tomar chimarrão dada a sua importância e seus benefícios físicos e mentais” – Pedro José Schwengber diretor executivo da Escola do Chimarrão
Os 10 mandamentos do chimarrão
01 – NãO PEçAS AçúCAR NO MATE
02 – NãO DIGAS QUE O CHIMARRãO é ANTI-HIGIêNICO
03 – NãO DIGAS QUE O MATE ESTá QUENTE DEMAIS
04 – NãO DEIXES UM MATE PELA METADE
05 – NãO TE ENVERGONHES DO “RONCO” NO FIM DO MATE
06 – NãO MEXAS NA BOMBA
07 – NãO ALTERES A ORDEM EM QUE O MATE é SERVIDO
08 – NãO DURMAS COM A CUIA NA MãO
09 – NãO CONDENES O DONO DA CASA POR TOMAR O PRIMEIRO MATE
10 – NãO DIGAS QUE O CHIMARRãO Dá CâNCER NA GARGANTA
(PéRCIO DE MORAES BRANCO)