A presidente Dilma Rousseff decretou luto de três dias pela morte do candidato a presidência, Eduardo Campos. Ex-governador de Pernambuco, o político do PSB era candidato pela coligação Unidos Pelo Brasil (PHS / PRP / PPS / PPL / PSB / PSL).

Foto: Divulgação / InternetDilma e Eduardo em um dos momentos de convivência
Dilma e Eduardo em um dos momentos de convivência

 

Ele morreu hoje pela manhã, por volta das 10h, quando o jato particular onde ele estava caiu em Santos, no litoral de São Paulo.

Em nota, a presidente afirma que o Brasil ‘perdeu um grande brasileiro’. Ela ainda relembra os momentos em que conviveram.

A campanha de Dilma está suspensa pelo mesmo período.  

 

O Brasil inteiro está de luto. Perdemos hoje um grande brasileiro, Eduardo Campos. Perdemos um grande companheiro.

 

Dilma Rousseff

CONFIRA A NOTA OFICIAL DA PRESIDENTE:

O Brasil inteiro está de luto. Perdemos hoje um grande brasileiro, Eduardo Campos. Perdemos um grande companheiro.

Neto de Miguel Arraes, exemplo de democrata para a minha geração, Eduardo foi uma grande liderança política. Desde jovem, lutou o bom combate da política, como deputado federal, ministro e governador de Pernambuco, por duas vezes.

Tivemos Eduardo e eu uma longa convivência no governo Lula, nas campanhas de 2006, 2010 e durante o meu governo.

Estivemos juntos, pela última vez, no enterro do nosso querido Ariano Suassuna. Conversamos como amigos. Sempre tivemos claro que nossas eventuais divergências políticas sempre seriam menores que o respeito mútuo característico de nossa convivência.

Foi um pai e marido exemplar. Nesse momento de dor profunda, meus sentimentos estão com Renata, companheira de toda uma vida, e com os seus amados filhos. Estou tristíssima.

Minhas condolências aos familiares de todas as vítimas desta tragédia.

Decretei luto oficial de 3 dias em homenagem à memória de Eduardo Campos. Determinei a suspensão da minha campanha por 3 dias.

 

Dilma Rousseff

Presidenta da República Federativa do Brasil

 

QUEM FOI EDUARDO CAMPOS

Natural da capital pernambucana de Recife, Eduardo Henrique Accioly Campos nasceu em 1965 e é formado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Neto do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes, Eduardo sempre esteve ligado à política e iniciou uma participação mais ativa como presidente do Diretório Acadêmico da universidade que estudou.

Em 1987 participou da criação da primeira secretaria de Ciência do Nordeste e em 1990 filiou-se ao PSB onde conseguiu o seu primeiro mandato como Deputado Estadual de Pernambuco. Quatro anos depois conseguiu ser eleito Deputado Federal, em 1995 ficou ao serviço de Pernambuco como Secretário do Governo e em 1996 como Secretário da Fazenda. Em 1998 foi reeleito como Deputado Federal e outra vez em 2002. Em 2004 foi Ministro da Ciência e Tecnologia e em 2006 foi eleito pela primeira vez ao cargo de governador de Pernambuco, sendo reeleito em 2011.

Cargos Exercidos

Em 1990 foi eleito Deputado Estadual por Pernambuco.Foi eleito Deputado Federal por Pernambuco em 1994 e reeleito em 1998 e em 2002.Em 2006 foi eleito Governador de Pernambuco e reeleito em 2010.