A Folha do Mate obteve com exclusividade uma entrevista com a Chefe de Secretariado da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), Dra. Vera Luiza Costa e Silva. Pela primeira vez algum integrante da alta cúpula do grupo manifestou-se a favor dos produtores de tabaco. A declaração foi concedida ao enviado especial da Folha à Rússia, jornalista Guilherme Siebeneichler que acompanha a 6ª Conferência das Partes para Controle do Tabaco (COP 6).

Mesmo antes de iniciar o maior temor da cadeia produtiva era justamente as restrições à plantação. Frente ao clima de incertezas que se estabeleceu com a retirada da comitiva do tabaco das reuniões, assim como os jornalistas, a angústia era ainda maior.

Por isso, essa declaração deve ser guardada para a história do movimento.

“Sou completamente do produtor, e antes de vir para este evento, estávamos desenvolvendo trabalhos para entender exatamente como funciona o setor e quais programas poderão ser promovidos com os fumicultores, com a diminuição da comercialização de fumo no mundo.”

 Vera Luiza da Costa e Silva – Chefe de Secretariado da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco

Foto: Divulgação / COP 6Vera Luiza
Vera Luiza

QUEM é

Uma das fundadoras do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP)/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1975) e doutorado em Saúde Pública e Epidemiologia pela Fundação Oswaldo Cruz (1999). Cursou o MBA da COPPEAD, Universidade Federal do Rio de Janeiro em Administração em Saúde no período 1999-2000. Trabalhou e coordenou a área de Prevenção e Vigilância do Câncer do Instituto Nacional de Câncer do Ministério da Saúde durante 15 anos até o ano de 2000. Foi diretora do Departamento de Controle do Tabagismo da Organização Mundial de Saúde de 2001 a 2005, supervisionando o Secretariado da OMS durante a negociação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco e estabelecimento da Conferência das Partes do tratado. Trabalhou como Assessora regional da Organização Panamericana da Saúde em 2007. Trabalhou como professora colaboradora na Escola Nacional de Saúde Pública da FioCruz no segundo semestre de 2011 tornando-se pesquisadora visitante em abril de 2012 e coordenadora do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde em março de 2013. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: tabagismo, estratégias de controle do tabagismo, poluição ambiental da fumaça do tabaco, tratamento do fumante e educação e controle do câncer e fatores de risco das doenças não transmissíveis. (Fonte: Currículo Lattes – Texto informado pelo autor)