Foto: Reprodução / InternetFaixa foi instituída em 1910
Faixa foi instituída em 1910

Domingo os eleitores de todo o país voltam às urnas para eleger, em segundo turno, governador e presidente da República. O presidente eleito, quando tomar posse em janeiro de 2015, receberá a tradicional faixa presidencial.

Trata-se de um símbolo nacional adotado não apenas pelo Brasil, mas por vários países que adotam a faixa como um distintivo do cargo de Presidente da República. Os presidentes a usam no ato solene da posse, na foto oficial, em ocasiões cívicas e em viagens internacionais.

No Brasil a faixa presidencial foi instituída através do Decreto n.° 2.299, de 21 de dezembro de 1910, assinado pelo Presidente da República

Foto: Reprodução / InternetHermes da Fonseca foi o primeiro presidente a usá-la
Hermes da Fonseca foi o primeiro presidente a usá-la

Ela tem detalhes em diamante, 27 estrelas em ouro 18 quilates simbolizando os estados da federação e franjas de ouro de 10 centímetros elaboradas a partir de 90 cordões feitos manualmente. Ela é confeccionada em chamalote (tecido de lã e seda) nas cores verde-bandeira e amarelo-ouro, alternadamente, distribuído em 1,67 metro de comprimento e 15 centímetros de largura. O tecido da atual faixa foi providenciado para a posse de Fernando Collor de Mello em 1990, embora a tradição recomendasse que a faixa presidencial fosse a mesma desde o início do século passado, no entanto, com o desgate natural, houve a revitalização do bordado por técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 CURIOSIDADES 

Conforme informações da Câmara dos Deputados, ‘boatos’ dão conta de que a faixa utilizada por João Goulart, antes do golpe de 1964, foi levada para o exílio por seu cunhado, Leonel Brizola, que até hoje a guardaria na esperança de ainda vir a usá-la. Apesar de a tradição exigir que a faixa seja sempre a mesma, o próprio desgaste exige que seja trocada de tempos em tempos. Não há, no entanto, o registro oficial de quantas faixas teriam sido usadas nas 35 trocas de presidente, assim como ninguém também sabe informar por onde andariam as faixas que deixaram de ser utilizadas.

A faixa de Juscelino Kubitscheck é a única bem guardada: está em exposição no Memorial JK. O ex-presidente José Sarney conta que mandou confeccionar uma faixa especial para enterrar o presidente Tancredo Neves.

Foto: Reprodução / InternetFaixa é feira de seda, com detalhes bordados em ouro e diamantes, e as franjas da sua ponta são feitas com correntes. No centro, à altura do peito, estão bordadas as Armas da República. Sob uma roda de tecido colocada por cima do encontro das duas pontas da faixa há ainda uma medalha da República, em ouro, anexada a um broche, também de ouro, com detalhes em diamantes
Faixa é feira de seda, com detalhes bordados em ouro e diamantes, e as franjas da sua ponta são feitas com correntes. No centro, à altura do peito, estão bordadas as Armas da República. Sob uma roda de tecido colocada por cima do encontro das duas pontas da faixa há ainda uma medalha da República, em ouro, anexada a um broche, também de ouro, com detalhes em diamantes