O renomado economista venâncio-airense Márcio Pochmann voltou hoje à terra natal para bater um papo sobre o momento atual na economia mundial e qual o papel do Brasil nisso tudo. Em agenda proposta pelo vice-prefeito e candidato a deputado estadual Giovane Wickert, ele falou para empresários e lideranças da comunidade no Café Colonial Schuch.

Engana-se quem pensa que o pão desceu a seco com o ‘economês’. Pochmann tem didática para falar sobre um assunto tão complicado mas que interfere no dia a dia de todos nós. Ainda mais tratando-se do pouco conhecimento que há a respeito, o que torna a economia um assunto chato e cheio de palpiteiros.

Na visão de Pochmann, vivemos uma espécie de névoa que impede um olhar apurado do que acontece por aí. Uma certa alienação frente a um cenário destituído do seu modelo tradicional, com o deslocamento do centro dinâmico do mundo dos EUA  e União Européia para a ásia, mais precisamente a China. 

Foto: Guilherme Siebeneichler / Folha do MateMárcio Pochmann em palestra nesta manhã
Márcio Pochmann em palestra nesta manhã

A mudança vem provocando uma incerteza na forma de agir fazendo com que a negação e a falta de compreensão do novo modelo que se estabelece resulte em decisões mal tomadas ou simplesmente a falta delas.

Nesse contexto, Pochmann destaca o protagonismo do Brasil pelo que tem a oferecer a essa mudança na ordem mundial e pela forma como vem posicionando-se na diplomacia com outras nações. Ainda com muitos defeitos e lacunas, reconhece o economista, mas com boas perspectivas se fizer o que precisa ser feito. Uma das medidas é a reforma política, considerada por Pochmann como a ‘mãe’ das demais reformas.