Na terça-feira, 9, a jornalista Débora Kist estava em êxtase quando voltou de Linha Maria Madalena com os ‘dedos coçando’ para escrever mais uma história nas páginas da Folha do Mate. Emocionada, veio me contar que um dos seus entrevistados, o agricultor aposentado Elípio Seibt, 86 anos, guarda uma verdadeira relíquia em casa: a primeira edição da Folha, que circulou em 6 de outubro de 1972.
O assinante tem as primeiras edições do jornal guardadas há 51 anos. Mas, o que levou Seu Elípio a guardar esse tesouro? “Ele é um leitor voraz de jornais, revistas e livros, um grande consumidor de cultura”, contou Débora.
Durante as décadas de 1960 e 1970, Seibt manteve assinatura da ‘Reader’s Digest’, uma revista criada em 1922, e que no Brasil ficou conhecida como ‘Seleções’, ainda em circulação. Através dela, comprou muitos livros de Literatura e também sobre História geral. “Dá pra dizer que a casa do Elípio ‘cheira’ à cultura e história, por tudo que tem dentro daquelas paredes erguidas há mais de 100 anos”, disse ela. Também chamou atenção da repórter a quantidade de fotografias guardadas, coisa rara no interior. “Mas aqui, o que ajuda a explicar é que o avô materno dele, Antônio Richter, era fotógrafo”, apurou a jornalista, que passou aquela manhã na Maria Madalena, localidade que fica a uns 20 quilômetros do centro de Venâncio.
É motivo de muito orgulho saber que um dos nossos assinantes tem em mãos um acervo que representa, literalmente, a primeira página da história da Folha. Aliás, nas mãos dele, podemos ter certeza que estas folhas estão bem cuidadas. Seu Elípio e o irmão Ilário têm um dom que a Débora conta pra gente na edição deste fim de semana.
Festa do Bastião vem aí
Falta pouco para a Festa de São Sebastião Mártir. Um dos principais eventos religiosos do Rio Grande do Sul movimenta Venâncio Aires entre os dias 19 e 21 de janeiro. No sábado, 20, é feriado municipal em homenagem ao santo padroeiro do município. Já no domingo, 21, ocorrerá o ponto alto da programação, com a missa e procissão pelas ruas centrais.
Será um momento para renovar a fé em São Sebastião e integrar as comunidades da cidade e do interior. Todos os anos o evento reúne milhares de pessoas, inclusive de outras religiões, que aproveitam as atrações da festa. Por falar nisso, mais alguém aí está ansioso para comer o pastel do bastião?
Contagem regressiva para a Fenachim
Faltam 109 dias para a 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). A Festa com Sabor do Rio Grande já é conhecida em todo estado por ser um evento da família, com atrações para todos os gostos e idades. Para março estão previstos o lançamento dos trajes sociais das soberanas e o anúncio dos shows musicais.
A festa iniciará em uma quarta-feira, dia 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador, e seguirá até o domingo, 5 de maio. A segunda parte do evento ocorrerá de 9 a 12 de maio, compreendendo o aniversário de Venâncio, no dia 11, e o Dia das Mães, dia 12.
Unimed
Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) é destaque nacional. A cooperativa conquistou a maior média entre todas as 896 operadoras de planos de saúde do Brasil no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2023. A avaliação anual é conduzida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar.