Depois de passar por tempos difíceis, marcados por crise financeira e um cenário preocupante com a pandemia de Covid-19, o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) se prepara para um momento especial e que promete trazer ‘bons ventos’ à casa de saúde de Venâncio Aires.
Conforme o presidente da instituição, o advogado Luciano Spies – que se prepara para passar o bastão para o corretor de imóveis Juliano Angnes – o hospital vai virar um canteiro de obras em breve. Em entrevista à Folha e Terra FM, nesta semana, ele disse que trabalhos importantes começam a sair do papel, entre eles, as obras de reforma para implantação da ressonância magnética (serviço que é disponibilizado apenas em Santa Cruz e Lajeado atualmente); as reformas do piso do Pronto Atendimento e do setor de hemodiálise; e a mudança dos setores administrativos. Nesta lista também entra um projeto maior, para 2022, que é criação da UTI Pediátrica. “Todas essas obras praticamente com recursos integralmente garantidos por parceiros, terceiros e órgãos públicos. Pouco teremos que colocar de recursos próprios”, salientou Spies, feliz e grato com essa nova fase do hospital.

Monumento ‘O Mateador’

Na tarde dessa sexta-feira, 22, a Administração Municipal de Venâncio Aires apresentou a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Dentro do orçamento previsto para o próximo ano, na área de turismo, está a construção e instalação de um monumento chamado ‘O Mateador’. O objetivo é ampliar e disseminar a cultura e o hábito do chimarrão, que é a bebida-símbolo dos gaúchos e de Venâncio Aires.
A proposta, que prevê ao todo 446 iniciativas dentro de 44 programas municipais, será encaminhada para a Câmara de Vereadores.

Márcia Etges já garantiu a sacola retornável da Folha do Mate

Assinante da Folha do Mate desde 1999, Márcia Inês Etges, 58 anos, é a primeira moradora de Venâncio Aires a retirar a sacola retornável da campanha ‘Folha Retornável -Sua atitude vale muito’. A ação foi lançada nesta semana.
Na tarde dessa sexta-feira, 22, Márcia levou até a recepção da Folha jornais antigos para serem revertidos em um desconto de R$ 20 na renovação da assinatura e recebeu uma linda sacola retornável que ela poderá utilizar no dia a dia, especialmente na hora das compras. “Achei ótima essa iniciativa. É um incentivo ao reaproveitamento”, disse ela, que também costuma entregar no jornal os saquinhos plásticos utilizados nas entregas dos exemplares.
A iniciativa consiste em trocar 10 quilos de jornais antigos na recepção da Folha (na Rua Visconde do Rio Branco, 600), e em troca, receber um desconto de R$ 20 na renovação da assinatura, uma sacola retornável e uma muda de árvore.
A campanha, que também marca o ingresso no ano 50 da Folha do Mate, tem apoio da empresa VHM Vidros. Já as mudas de árvores serão doadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Venâncio Aires.

Mate curto…

•A venâncio-airense Daiara Stein, 25 anos, será homenageada neste sábado, 23, com uma carreata na região central de Venâncio Aires. A saída será do pórtico de entrada do município, no Acesso Dona Leopoldina, às 19h. A jovem, que foi rainha da 14ª Fenachim, conquistou o segundo lugar no concurso Miss América Latina Del Mundo, realizado na última semana. Como representante do Brasil, ela também conquistou a faixa de Miss Popularidade durante o concurso realizado da República Dominicana.

• O Facebook deve mudar de nome na próxima semana. O CEO da empresa, Mark Zuckerberg, falará sobre a alteração no nome em uma conferência chamada Connect, marcada para quarta-feira, 28.