Emaranhados seguem sem solução

Na rua Silveira Martins, no bairro União, ao invés de enfeites de Natal – típicos para essa época do ano – o que vem chamando atenção é o emaranhado de fios pendurados em uma esquina, como mostra a foto clicada pela jornalista Débora Kist, nesta semana.
O cenário, comum principalmente na região central de Venâncio Aires, já foi abordado pela reportagem da Folha do Mate algumas vezes, mas parece não ter uma solução. O tema, que envolve a poluição visual e até eventual risco à população, também já foi abordado na Câmara de Vereadores.
Em 2021, o Legislativo de Venâncio Aires aprovou uma lei – proposta pelo vereador André Kaufmann (Mais Brasil) – para que as empresas que utilizam os postes para instalar redes, sejam responsáveis pelas mesmas. Isso inclui a fiação elétrica, cabos de telefonia fixa ou internet. Embora cada empresa tenha sua responsabilidade, o problema está longe de ser resolvido.
Em Gravataí, município da região metropolitana, a Prefeitura ingressou com o pedido e a Justiça determinou que a RGE, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica, resolva o problema, ou seja, realize o alinhamento e a manutenção nos cabos caídos ou
desalinhados. Conforme divulgado pelo Jornal de Gravataí, a decisão diz respeito a todos os tipos de fiação e cabeamento, pois a RGE cobra aluguel de outras empresas. Lá, o descumprimento prevê multa diária de R$ 50 mil.

Foto: Débora Kist

Coletiva no HSSM

Na manhã de hoje, a diretoria do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) promove uma coletiva de imprensa para falar sobre novidades e também apresentar detalhes da ida dos gestores a Brasília, na última semana. O presidente do hospital, Juliano Angnes e o administrador Luís Fernando Siqueira, estiveram na Capital Federal junto com prefeito Jarbas da Rosa, o secretário de Saúde de Venâncio, Tiago Quintana, e vereadores para articular emendas parlamentares para a manutenção do hospital.

Dia de conhecer a programação de Natal de Venâncio Aires

Na tarde desta quinta-feira, 17, será apresentada a programação de Natal de Venâncio Aires. A coletiva de imprensa ocorre às 14h, na sala de reuniões da Prefeitura. Neste ano, a programação natalina da Capital do Chimarrão será liderada pelo Gabinete da Primeira-dama, Secretaria de Cultura e Esportes e Associação Caravana Luzes de Natal. A abertura da programação está prevista para o dia 16 de dezembro, com a chegada do Papai Noel.

Ainda ontem, o Gabinete da Primeira-dama iniciou a montagem de decoração da cidade. O processo iniciou pelo pórtico do Acesso Dona Leopoldina e deve avançar nos próximos dias.
Conforme divulgado anteriormente pela Prefeitura de Venâncio Aires, neste ano as praças Henrique Bender e Coronel Thomaz Pereira, a Avenida Rupertti Filho e as ruas Osvaldo Aranha, Tiradentes e Acesso Dona Leopoldina receberão ornamentação de Natal. Já os desfiles da Caravana Luzes de Natal acontecerão em três noites: 10, 11 e 16 de dezembro. Este é o 10º ano de desfiles. Um projeto que envolve inúmeros voluntários e que muito orgulha a nossa Capital do Chimarrão.

Igualdade racial na sala de aula

Dentro da programação da Semana Municipal da Consciência Negra, que iniciou ontem e segue até domingo em Venâncio Aires, estão atividades voltadas para professores. Hoje pela manhã ocorre uma atividade coordenada pela Secretaria de Educação, voltada a professores da rede municipal, na Câmara de Vereadores.
Hoje à noite, às 19h, ocorre o lançamento do livro “21 Textos para discutir racismo em sala de aula”, na Biblioteca Pública Cáa Yari. A promoção é da ONG Alphorria. A obra tem Mozart Linhares da Silva e Luiza Franco Dias como oganizadores. Um dos textos foi escrito pela historiadora e professora Viviane Weschenfelder e conta a trajetória da ONG Alphorria, entidade criada em 2011.
Importante ver essas iniciativas acontecendo em Venâncio Aires, ainda mais diante do desafio que é formar e preparar os professores para promover a igualdade racial nas escolas.

Guarda Municipal

Lajeado quer lançar concurso para guarda municipal em 2023. Em Santa Cruz do Sul, a Guarda Municipal já existe. Em Venâncio Aires, a proposta foi discutida em audiência pública e foi descartada por questões orçamentárias, especialmente.

Mundo

O planeta bateu nesta semana a marca de 8 bilhões de habitantes. Este número foi alcançado 11 anos após o mundo chegar aos 7 bilhões de habitantes, marca atingida em 31 de outubro de 2011, segundo a Organização das Nações Unidas.

Mega da Virada

Começaram, ontem, as apostas da Mega da Virada, concurso especial da Mega-Sena. Neste ano, o prêmio está estimado em R$ 450 milhões. De acordo com a Caixa, o valor é o maior da história das Loterias Caixa; e o sorteio das seis dezenas será realizado no dia 31 de dezembro.



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido