Nessa sexta-feira, 4, foi divulgada a imagem oficial da cuia gigante que será construída em Linha Monte Belo, no interior de Venâncio Aires. O monumento que destaca um dos principais símbolos gaúchos, fará parte do complexo turístico ‘Ponto do Chimarrão’, que abrigará outros investimentos nas áreas de hospedagem, gastronomia, aventura e lazer. A previsão de inauguração é o fim deste ano.
O empresário e investidor de Venâncio Aires, que prefere não ser identificado neste momento, antecipou à coluna Mateando que o monumento terá altura total de 20 metros. Somente a parte da cuia terá nove metros de altura por sete metros de largura e contará com três andares. Esse espaço, antecipa o empresário, oferecerá diferentes atrativos internos até o visitante chegar ao ‘topo’ do mate. Depois disso, os metros seguintes proporcionarão uma experiência bem diferente aos visitantes. A bomba de chimarrão — um tubo de inox — levará o público, por meio de uma escada, até um mirante com vista exclusiva para a região. Conforme o empresário, a área total onde ficará o empreendimento turístico conta com 30 hectares, sendo 1,5 hectare de área dedicada às edificações: o monumento da cuia, três cabanas para hospedagem e um restaurante com capacidade para 450 pessoas. O complexo envolverá ainda outros atrativos em meio à natureza.
Vem aí um visionário e importante investimento para impulsionar o turismo regional e que reafirma a ‘marca’ de Venâncio Aires como a Capital Nacional do Chimarrão.

Foto: Divulgação

Jarbas em Brasília na defesa do tabaco

O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, estará em Brasília na próxima semana para participar de uma mobilização convocada pela Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco). Na quarta-feira, 9, a cadeia produtiva do tabaco estará em pauta no Congresso Nacional em dois momentos para debater os preparativos e o posicionamento do Brasil durante a 11ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP 11), marcada para novembro, em Genebra, na Suíça. A Amprotabaco promoverá uma audiência sobre o tema, das 9h às 12h. “Estaremos representando Venâncio, que é um dos maiores produtores de tabaco do país. Entendemos que é importante a presença de prefeitos, entidades e deputados para defender o setor, que é tão importante para a economia de todos os municípios da região”, disse. No mesmo dia, às 14h30min, a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, por iniciativa dos deputados Heitor Schuch (PSB/RS) e Rafael Pezenti (MDB/SC), promovem audiência pública sobre a COP 11 e Jarbas também participará.
Segundo o prefeito de Venâncio, as agendas na capital federal também contarão com a participação do deputado estadual Airton Artus (PDT) e do secretário de Desenvolvimento Rural de Venâncio, Ricardo Landim.

‘Upgrade’ no porte da UPA 24h

A saúde estará na agenda do prefeito Jarbas da Rosa durante viagem a Brasília, na próxima semana. O chefe do Executivo viaja na terça-feira, 8, à capital federal.
Jarbas vai encaminhar junto ao Ministério da Saúde a readequação do porte da Unidade de Pronto Atendimento de Venâncio Aires. Hoje, a unidade do bairro Cruzeiro é classificada como ‘porte 1’, para até 4,5 mil atendimentos mensais, no entanto, essa marca já é superada há mais de um ano.
Segundo Jarbas, pelo número de atendimentos, é possível migrar para o ‘porte 2’, o que garante mais recursos por parte da União. “Estamos levando toda a documentação para mostrar que são mais de 6 mil atendimentos”, explicou.

Eleições 2026 são logo ali

Falta um ano e três meses para as eleições 2026, mas a corrida eleitoral começa a se apresentar à medida que pré-candidaturas são anunciadas e começam a montar o ‘tabuleiro’ do pleito. A eleição para eleger presidente da República, governador, senador, deputados estaduais e federais ocorrerá em 4 de outubro de 2026.
Com isso, os pré-candidatos ampliam agendas visando o contato maior com suas bases eleitorais, afinal, 2026 está logo ali.
Nessa sexta-feira, 4, à tarde, dois pré-candidatos a governador estiveram em Venâncio Aires. O governador em exercício, Gabriel Souza (MDB), que é o nome indicado por Eduardo Leite (PSD) para a disputa ao Palácio Piratini, esteve no bairro Battisti para conferir a construção de moradias populares para vítimas da enchente.
Na mesma tarde, o deputado federal Covatti Filho (Progressistas) esteve na Capital do Chimarrão para anunciar emendas. Ele também confirma pré-candidatura na disputa interna do partido, que é aliado do governo Leite.
Também se especula os nomes que irão representar a região na disputa pelos cargos de deputado estadual e federal. O deputado Airton Artus, ex-prefeito de Venâncio, já confirmou que vai disputar vaga na Assembleia.
As candidaturas, de fato, serão definidas daqui a um ano, quando ocorrem as convenções partidárias.