A Escola do Chimarrão teve a 19ª participação na Expointer, em Esteio. Com espaço fixo no Parque Assis Brasil, o Galpão José Carlos Haas, de mais de 400 metros quadrados, acolheu os visitantes da feira de 4 a 12 de setembro.
A Haas Madeiras, que doou o material para a construção do espaço, Venax Eletrodomésticos, Viveiro Konzen e Calcário Fida, todas com sede em Venâncio Aires, estão entre as marcas parceiras da escola na participação da feira deste ano. Além disso, a escola contou com apoio da Prefeitura de Venâncio Aires.

Prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa; Paula Borges, do setor Comercial da Haas Madeiras, o presidente da Fenachim, Vilmar de Oliveira e; o diretor-executivo da Escola do Chimarrão, Pedro José Schwengber (Foto: Letícia Wacholz)

Fenachim

Comitivas da Capital do Chimarrão estiveram na Expointer em duas oportunidades: na sexta-feira, 10, e também no sábado, 11, quando as candidatas a soberanas da 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) prestigiaram o evento acompanhadas pelo prefeito Jarbas da Rosa e pelo presidente da festa, Vilmar de Oliveira. O objetivo foi estreitar contatos e até parcerias para a próxima edição da Fenachim. “Prestigiamos e também observamos a Expointer, que é um case importante para todos nós. Temos a expectativa de fazer um evento presencial em maio de 2022, por isso, temos que projetar um evento que, além de evidenciar a cultura do chimarrão, também seja comercial, onde as empresas possam divulgar suas marcas, produtos e fazer negócios”, projeta Oliveira.

Troca de experiências

As candidatas a soberanas da Fenachim 2022 tiveram um momento especial ao lado da corte da 44ª Expointer, durante visita realizada no sábado, 11.
Rainha e princesas compartilharam experiências sobre o reinado e falaram sobre o papel de uma soberana. A venâncio-airense Thaís Acosta integra o trio, como segunda princesa. Em sua fala, a jovem falou da importância de seguir a essência, ter humildade e simpatia para recepcionar o público. Detentora de diversos títulos de beleza, Thaís também falou das experiências e conhecimentos que os concursos agregam e deixou uma mensagem especial para as candidatas da Fenachim. “Não desistam dos sonhos de vocês. Vivam intensamente essa experiência”, disse.

Excelentes notícias para o HSSM

Começamos a semana com duas conquistas relacionadas ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). No fim de semana, pela primeira vez desde o início da pandemia, a instituição ficou sem nenhum paciente internado com Covid-19. Um momento histórico e que evidencia a eficácia da vacinação contra o coronavírus.
Já nessa segunda-feira, 13, foi oficializada a instalação da UTI pediátrica no hospital de Venâncio Aires. São novos e importantes momentos para a história da nossa casa de saúde.

Centro Dia para idosos

O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, assinou nessa segunda-feira, 13, contrato para a construção do Centro Dia, espaço destinado para atividades de integração e recreação com idosos. A empresa venâncio-airense Invicta Construtora foi vencedora da licitação e fará a obra.
O Centro Dia será erguido em um terreno localizado ao lado da sede da União das Associações de Moradores de Venâncio Aires (Uamva), no bairro Cidade Alta. Em um terreno de 4.211 metros quadrados, na rua Emílio Selbach, o prédio terá 338,95 metros quadrados de área construída, divididos em sala de atividades individuais e coletivas, salas para repouso, administrativo, ambulatório, espaço de convivência, refeitório, cozinha, sanitários e almoxarifado.
A obra terá um custo de R$ 599.364,77 e contará com recursos de uma emenda parlamentar no valor de R$ 382 mil do deputado Heitor Schuch (PSB), além da contrapartida municipal.
Conforme a Prefeitura, a expectativa é de que a entrega da obra ocorra em até dez meses.

Torcida verde e amarela

O jogo de estreia do Brasil na Copa do Mundo de Futsal, realizado ontem, contou com participação da venâncio-airense e colunista da Folha do Mate, Solange Silberschlag Beglin. O Brasil busca o hexa na Lituânia.
Ela acompanhou a partida contra a seleção do Vietnã, ao lado do filho Patrik e o amigo Sascha, que viajaram de Vilnius, capital da Lituânia – onde ela trabalha na Embaixada da Inglaterra com o marido Simon – até Klaipeda, no litoral do mar Báltico. Na ida até a cidade, o chimarrão foi companheiro de viagem.
A torcida brasileira foi pé quente e a partida terminou em 9 a 1 para a Seleção Brasileira.