Escola do Chimarrão recepciona campeã olímpica em Tramandaí

A exemplo de outros verões, a Escola do Chimarrão cumpre agenda no Litoral gaúcho em mais uma edição do projeto Estação Verão do Sesc. No último fim de semana, a equipe da escola recebeu uma visita ilustre na beira-mar de Tramandaí. A ex-jogadora da Seleção Brasileira de Voleibol Feminino, Fernanda Garay, acompanhou de perto o trabalho da escola e pode rever alguém especial.
A multi medalhista olímpica é filha do diretor-executivo da escola, Luis Fernando Rodrigues, figura conhecida dos eventos da Escola do Chimarrão em Venâncio e em todo o Rio Grande do Sul.
Fê Garay, como é conhecida, esteve em Tramandaí e em Torres no fim de semana passado. A porto-alegrense, que hoje mora em Curitiba, no Paraná, fotografou, autografou e participou de oficinas de vôlei por meio do projeto do Sesc, encantando fãs de todas as idades.

A primeira peregrinação da imagem de São Sebastião

A preparação religiosa que antecede as festas de São Sebastião Mártir é tradicional em Venâncio Aires. Uma destas atividades são as peregrinações que passam pelas 31 comunidades que integram a paróquia.
A peregrinação iniciou logo após o Natal, no dia 26 de dezembro e, nesta semana, acontecem as últimas visitas da imagem do santo padroeiro.
Com apoio da colega Luana Schweikart, repórter que acompanha e noticia os preparativos da festa deste ano, compartilho uma curiosidade com os leitores. A peregrinação começou no ano de 1977, na 101ª Festa de São Sebastião Mártir. Naquele ano, o casal Clarice Agnes (in memoriam) e José Agnes foram os festeiros.
Agnes conta que a ideia surgiu como uma forma da paróquia chegar em cada comunidade e conseguir mais participação e colaboração das pessoas. “Nos reuníamos antes da festa, assim como ainda acontece hoje, e estávamos preocupados com a pouca participação das pessoas nas missas e na arrecadação dos donativos. Foi uma forma de interação, além de irmos pedir contribuições, levamos também o padroeiro junto.”
Na história da festa, a primeira comunidade a receber a peregrinação foi a Comunidade São José da Bela Vista. Na época, a paróquia era composta de 17 comunidades e o pároco era o padre Décio Weber.

Bombeiros atendem a mais de 1 mil ocorrências em 2023

Em 2023, o Corpo de Bombeiros Militar de Venâncio Aires atendeu a 1.070 ocorrências – aumento em 30%, se comparado com 2022. Porém, quando se trata de incêndios, houve uma diminuição geral, exceto em casos de sinistros em estufas, quando na atual safra já são 23 casos contabilizados. Na última, foram 12.
Atendimentos pré-hospitalares subiram 300%, mas a razão principal, conforme a corporação, foi a vinda da ambulância no início de 2023.
Buscas, salvamentos e resgates foram 10% a mais que 2022. O número contempla o salvamento de pessoas e animais. Em 2023, também foram realizadas o dobro de ações preventivas, são exemplos: isolamento de vias, lavagem de pista após acidentes, vistorias de insetos, auxílios nas limpezas dos prédios públicos após as enchentes, distribuição de lonas após os danos causados pelos temporais e palestras em instituições de ensino voltadas a criar uma cultura preventiva.



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há mais de 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora. A jornalista coordena a produção jornalística da redação integrada com a Rádio Terra FM. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso e apresenta o programa Folha 105 - 1ª edição, de segunda a sexta-feira, ao vivo, das 11h às 12h.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido