Estreia de nova coluna na Folha

O mês de setembro começa com estreia de novos espaços de opinião e também marca o retorno de duas colunas nas páginas impressas da Folha do Mate.
Na edição publicada neste fim de semana, a jornalista e editora de cadernos, Juliana Bencke, 30 anos, estreia uma coluna semanal. A profissional é formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Nas edições de fim de semana, Juliana vai trazer a análise de assuntos do cotidiano, compartilhar iniciativas da comunidade e também informações sobre os cadernos especiais publicados na Folha.

Bora lá!

Também estreia neste sábado, 4, uma coluna sobre turismo. Quinzenalmente, a página Tá Pilhando, publicada no caderno 360º, vai apresentar o ‘Bora lá’, uma seção com dicas de passeios e roteiros de viagem. O espaço será assinado pela fotógrafa Greice Alana Scheibler, de Mato Leitão, e também pelo jornalista da Folha e Terra FM, Cristiano Wildner. Duas vezes por mês eles irão te convidar a desbravar um destino diferente. Bora?

Retorno I

No mês dos gaúchos e também com a retomada de algumas atividades tradicionalistas, a coluna Cultura Gaúcha volta a ser publicada nas edições de fim de semana da Folha do Mate. A página é assinada e produzida pela tradicionalista Beatriz Colombelli, que é a patrona dos Festejos Farroupilhas de Venâncio Aires, neste ano.

Retorno II

Outro colunista que volta às páginas da Folha é Rui Borgmann. O jornalista e comentarista esportivo vai assinar colunas nas edições impressas de terça e sábado. No espaço, ele trará a opinião e análise do meio esportivo, especialmente sobre a atuação da Assoeva e do Guarani.

Defesa do tabaco

O vereador André Kaufmann (PTB) anunciou, nesta semana, que vai fortalecer, na Câmara de Vereadores, a discussão sobre a defesa da produção do tabaco. O objetivo é apoiar Venâncio Aires e demais municípios produtores de tabaco, especialmente neste ano, quando ocorre a 9ª edição da Conferências das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. O evento sempre mobiliza e preocupa toda a cadeia produtiva do tabaco, em função de medidas que podem impactar o setor.

Feriado e lentidão no pedágio

Na terça-feira, 7, é feriado nacional, Dia da Independência do Brasil. O feriado já movimenta as estradas gaúchas desde essa sexta-feira, 3. Na praça de pedágio de Venâncio, na RSC-287, as filas voltaram a ser registradas no fim da tarde de ontem. O início do ‘feriadão’ caiu bem na semana de estreia da empresa Rota de Santa Maria, que assumiu a concessão da rodovia pelos próximos 30 anos.

É quase primavera

A estação das flores começa, oficialmente, dia 22 de setembro, mas nas ruas de Venâncio Aires o colorido e o perfume das flores já são visíveis. Exemplo disso é este Ipê amarelo, registrado nessa sexta-feira, 3, pela nossa equipe de reportagem. O calorão fora de época antecipou a floração.

Por falar em flores, neste sábado, no jornal impresso e aqui, no site folhadomate.com, a Folha publica uma reportagem especial com o aniversariante deste domingo, 5.
Paulo Arenhardt, morador de Vila Palanque, está ansioso pela chegada da estação do ano preferida. Na matéria assinada pela jornalista Rosana Wessling, ele conta que encontrou nas flores e no pátio um momento de lazer após anos de trabalho como pedreiro.

Retorno das pistas de dança em pauta

Em reunião realizada nesta semana, o Gabinete de Crise do Governo do Estado tratou sobre um cronograma de liberações para eventos sociais.
A projeção é de que, a partir do dia 1º de outubro, o uso de pista de dança seja liberado em eventos infantis, sociais e de entretenimento, com teto de 150 pessoas no chamado protocolo variável, podendo chegar a até 350 pessoas, caso seja decidido e autorizado pelas regiões.
No entanto, segundo o Estado, será mantida a obrigação do uso de máscara e o cumprimento dos demais protocolos. Por outro lado, essa a flexibilização não deve valer, ainda, para as casas de shows, casas noturnas e similares. Todas as mudanças serão detalhadas em decreto e só estarão válidas após publicação no Diário Oficial, o que deve ocorrer no próximo mês.
Na reunião semanal realizada pelo Centro de Operações de Emergência (COE) municipal, o tema já entrou na pauta, porém, é preciso aguardar orientações e a decisão oficial do governo gaúcho, para depois aprovar as mudanças em âmbito municipal.

 

 



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há mais de 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora. A jornalista coordena a produção jornalística da redação integrada com a Rádio Terra FM. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso e apresenta o programa Folha 105 - 1ª edição, de segunda a sexta-feira, ao vivo, das 11h às 12h.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido