A Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) é projetada pela comissão organizadora para setembro de 2021. Embora o cenário em função da pandemia ainda seja de muitas incertezas e ao mesmo tempo a população brasileira esteja na expectativa pela vacina contra a Covid-19, a Associação Fenachim, presidida por Cleiva Giovanaz Heck, trabalha no planejamento do maior evento de Venâncio Aires, inclusive com a captação de recursos pela Lei Rouanet.
Nesta semana, em entrevista ao programa Terra em Meia Hora, da Terra FM, Cleiva adiantou algumas informações importantes sobre a festa. A primeira é de que o evento, tradicionalmente realizado em maio, mês de aniversário de Venâncio Aires, não terá condições de acontecer na data inicialmente prevista. Com isso, a ideia é realizar no mês de maio a escolha das soberanas e a realização da festa ficaria para a primeira quinzena de setembro.
A busca por recursos para a festa, com objetivo de garantir autonomia financeira ao evento, também segue. Segundo Cleiva, já foram captados R$ 300 mil pelo projeto de incentivo à cultura, a Lei Rouanet. Os valores foram destinados pelas empresas Alliance One e China Brasil Tabacos. Além disso, a presidente entregou ao deputado Heitor Schuch (PSB), solicitação de emenda para construir uma área coberta e fixa em frente ao ginásio de exposições do Parque do Chimarrão. Estima-se que o projeto terá um investimento de R$ 500 mil.
114 morreram de câncer neste ano
Reportagem assinada pela jornalista Débora Kist, publicada neste sábado, 26, revela que nos últimos seis anos, quase 700 pessoas morreram de câncer, em Venâncio Aires. Somente neste ano, marcado pela pandemia de Covid-19, doença que tirou a vida de 31 venâncio-airenses, 114 moradores de Venâncio morreram de câncer até o dia 21 deste mês.
Leia a reportagem aqui:
Está dito
“Está comprovado que a temperatura da água, se muito elevada, pode causar câncer de boca e esôfago.”
Sheila Marquetto – Médica oncologista
Centro Respiratório no Gressler
O Centro de Atendimento Respiratório montando junto ao Pavilhão São Sebastião Mártir deve mudar de local, a partir de janeiro. O prefeito eleito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, anunciou durante entrevista à Terra FM na quinta-feira, 24, que o centro deve ser instalado junto à Unidade Básica de Saúde do bairro Gressler.
A alteração do local, que é referência da comunidade para testagem de Covid-19 e identificação de sintomas suspeitos da doença, se deve a, pelo menos, dois motivos. Um deles é o forte calor registrado no Pavilhão, o que gera bastante desconforto para os profissionais e pacientes. Além disso, em meados de janeiro acontece a Festa de São Sebastião Mártir. Mesmo que não haverá a parte festiva, a programação religiosa e gastronômica está mantida.
Posse no dia 1º será diferente
A cada quatro anos, um evento histórico marca o primeiro dia do ano nos municípios: a posse do prefeito, vice e vereadores eleitos. Em função da pandemia do novo coronavírus, a posse sofrerá alterações.
Em Venâncio Aires, o ato está agendado para a próxima sexta-feira, 1º de janeiro de 2021, às 17h, na Câmara de Vereadores. Segundo o prefeito eleito, Jarbas da Rosa (PDT), diferente das posses anteriores, a solenidade não será aberta ao público. A ideia é transmitir a posse pelas redes sociais. A tradicional entrada do prefeito e vice no prédio principal da Prefeitura está confirmada para o mesmo dia, após a posse na Câmara. Jarbas e Izaura Landim (MDB) farão suas estreias nas cadeiras de prefeito e vice-prefeita, a partir das 18h30min.