O primeiro Centro de Tradições Gaúchas do mundo, o 35 CTG, fundado em 24 de abril de 1948, será sede de um evento especial na próxima quinta-feira. Exatamente no dia 24, data de fundação da entidade e que se comemora o Dia do Churrasco e do Chimarrão, será lançada a 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), em Porto Alegre.
A partir das 11h, a comitiva da 17ª Fenachim estará na capital gaúcha para uma ação de divulgação do maior evento de Venâncio Aires. No mesmo ato, será lançada a Fenachim em Revista, publicação da Folha do Mate e Terra FM.
A comitiva será formada por representantes da festa, autoridades locais, soberanas e apoiadores que, juntos, vão apresentar ao público um pouco da cultura e da hospitalidade que fazem da Fenachim uma das principais festas do calendário gaúcho. O evento contará com apresentações de danças tradicionalistas com a invernada juvenil do CTG Erva-mate, declamação, participação da Escola do Chimarrão e de artesãos do município.
A ação na capital vai também marcar a contagem regressiva de uma semana para a festa, que ocorrerá de 1º a 4 e de 7 a 11 de maio, no Parque Municipal do Chimarrão.

Foto: Divulgação

Uma década do Crescer Legal

Na próxima semana, o Instituto Crescer Legal completa 10 anos. A iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e das empresas associadas foi fundada em 23 de abril de 2015. Trata-se de um Programa de Aprendizagem Profissional Rural que alia educação profissional e renda. Desde que foi implementado, o programa já beneficiou mais de mil adolescentes do campo. Para marcar a data, na quarta-feira, 23, a diretoria do instituto reunirá a imprensa para apresentar os resultados da pesquisa que avaliou os impactos do programa, que abrange alunos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Sandra divulga as novidades no trânsito

A informação de que a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil prepara a instalação de uma lombada eletrônica na rua Emílio Selbach, e ainda estuda a implementação de quatro semáforos em outros pontos críticos do trânsito de Venâncio Aires, foi revelada ainda na segunda-feira, 14, na sessão da Câmara de Vereadores.
A vereadora Sandra Silberschlag (PP) tinha se reunido com o secretário municipal de Governança e Gestão, Tiago Quintana, e soube das novidades. Mais tarde, o titular da Segurança Pública, Luciano Teixeira, confirmou a intenção de instalação dos mecanismos para garantir mais segurança aos condutores de veículos, ciclistas e pedestres. Sandra costuma fazer pedidos com frequência relacionados ao trânsito. Recentemente, ela solicitou mais presença dos guardas de trânsito nas saídas das escolas, já que o fluxo de veículos é intenso.

Educação que inspira

Está no DNA da Folha do Mate gastar mais tinta com boas histórias, e a educação é uma área em destaque entre os conteúdos produzidos pela nossa redação. Periodicamente, nossa equipe de reportagem está nas salas de aula para conhecer iniciativas que inspiram e merecem ser divulgadas e, mais do que isso, multiplicadas.
Nessa semana, a repórter Débora Kist (no centro da foto) esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, de Linha Campo Grande, área rural de Venâncio Aires, para desbravar mais uma atividade especial que ‘nasceu’ em sala de aula. Por lá, a jornalista encontrou crianças curiosas e cheias de energia para compartilhar uma experiência proporcionada pela professora Eliziani Szabelski de Mattos. As boas-vindas à repórter foram já registradas no quadro branco, mas foi do lado de fora da sala da escola que Débora foi convidada pelas crianças dos prés A e B a ‘explorar’ a comunidade onde vivem.
O objeto que acompanhou essa ‘expedição’ foi um binóculo feito com rolinhos de papel higiênico. Para que a repórter não ficasse de fora, providenciaram um para ela também. Ficou curioso? A Débora detalha tudo aos leitores na edição impressa deste fim de semana e também no site folhadomate.com. Aqui, deixo meu reconhecimento aos professores que fazem a diferença em sala de aula e na formação das novas gerações.