Fiação subterrânea é o caminho?

Ontem pela manhã, durante o programa Folha 105- 1ª edição, da Terra FM, entrevistei o gerente de Relacionamento com o Poder Público da RGE, Cristiano Pires, e perguntei se a concessionária tem planos de investir em um sistema subterrâneo, especialmente após o temporal, que resultou em inúmeros postes caídos e árvores que tombaram sobre a fiação elétrica.
Conforme Pires, hoje as regras são estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e não há, por enquanto, esse planejamento por parte da RGE. Ele observou que uma rede subterrânea é 10 vezes mais cara que a aérea e, o custo desse investimento certamente impactaria nas tarifas pagas pelos consumidores.
O tema vem sendo discutido com frequência entre as autoridades de diversas cidades brasileiras, mas o custo é a principal barreira, além da complexidade operacional deste investimento. Atualmente, calcula-se que o Brasil tem menos de 1% da malha elétrica no subterrâneo. Por outro lado, algumas cidades fora do país são modelo neste tema, como é o caso de Nova Iorque e Londres.
Entre os municípios que já iniciaram debates sobre esse investimento está a capital gaúcha. Em Porto Alegre, uma lei sancionada em abril do ano passado determina prazo de 15 anos para fiação subterrânea completa na Capital. Recentemente, após o temporal, o prefeito Sebastião Melo (MDB) afirmou que articula a implementação por meio de uma parceria público-privada, como uma forma de mitigar os prejuízos causados por eventos climáticos no futuro.
Além de uma questão de segurança, o olhar estético também conta nesse debate, afinal, não é de hoje que a população se queixa dos postes com fios emaranhados. Neste caso, não são apenas fios de energia, mas também de telefonia e internet. Com eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes, é preciso buscar alternativas a médio e longo prazo.

Sem energia

“Finalmente, veio a luz depois de dez dias de espera”. A frase é do morador Valdirio Becker, morador de Linha Isabel, interior de Venâncio Aires. Ele foi um dos últimos moradores a ter o serviço de energia elétrica restabelecido após o temporal da noite do dia 16 de janeiro.
Digo um dos últimos, pois nessa segunda-feira, 29, duas residências da localidade de Linha Lucena estavam sem luz. A informação é da procuradora-geral do Município, Gisele Spies Chitolina.

Folha e Terra FM reúnem parceiros nesta quarta-feira

A Folha do Mate e a Rádio Terra FM promovem, nesta quarta-feira, 31 de janeiro, um happy hour para parceiros comerciais. O objetivo do evento é brindar o sucesso das campanhas realizadas no fim do ano passado e também apresentar as ações, coberturas e projetos que irão marcar o ano de 2024. Na ocasião, será feito o sorteio de uma cervejeira da Refrimate entre as empresas participantes da campanha ‘Natal e Ano Novo Premiados’.
O happy hour ‘Brindando Parcerias’ ocorre às 19h30min, na sede da Folha e Terra, no centro de Venâncio.

Turismo religioso

O turismo religioso segue ganhando força no Brasil. Ontem, o portal G1 divulgou que o Cristo Protetor, de Encantado, perderá o posto de maior do Brasil. No início de 2025 deve ser inaugurada a maior estátua de Cristo do país, na cidade de Pilar, em Alagoas. Ela está sendo projetada para ser a maior do mundo.
Para se ter ideia, o Cristo de Encantado tem 37,5 metros de altura e outros seis metros de base. Já a obra em Alagoas terá 70 metros, o equivalente a um prédio de 23 andares. Será quase o dobro do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
Na última semana, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Venâncio Aires, Marcos Hüttmann, anunciou que o Município buscará uma parceria com uma universidade para identificar as potencialidades do turismo no município e comentou sobre o “turismo de estátuas” de Norte a Sul do país. “Muito se falou em estátua recentemente. Depois do Cristo Protetor, de Encantado, agora todo mundo quer ter estátua na sua cidade. Mas eu penso que tendo só uma estátua lá, a pessoa vai, tira uma foto e vai embora. Não gasta nada na economia, não vai dormir na cidade, não vai a um restaurante. Será que é só disso que a gente precisa mesmo?”, questionou.

Assembleia

Nesta quarta-feira, 31, às 14h, ocorre a posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O deputado Adolfo Brito, do Partido Progressistas, assume a presidência. Natural de Sobradinho, Brito já acumula oito mandatos consecutivos como deputado estadual. Reservação de água, irrigação e piscicultura irão nortear a pauta de trabalho do novo presidente da Casa.

Salário mínimo

O novo salário mínimo nacional, de R$ 1.412, passa a ser pago a partir desta quinta-feira, 1º de fevereiro. O novo valor já está valendo desde o dia 1º de janeiro, mas como o trabalhador recebe a quantia após um mês de trabalho, na prática, o aumento de quase 7% (R$ 92 a mais) estará na ‘conta’ agora.



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido