Quem ilustra a capa da Folha do Mate deste fim de semana marcado pela 24ª Feira do Livro de Venâncio Aires é a pequena Livia Cittolin, que visitou o evento na tarde de ontem, no Parque Municipal do Chimarrão.
Com apenas 2 anos e seis meses, ela já demonstra interesse pelas histórias infantis. Ela ficou encantada com o colorido e a quantidade de livros que viu.
A mãe, Elaine Bogorny, disse que todos os dias a filha a convida para ler alguma história antes dela dormir. O gosto pelos livros também é incentivado pela avó, Marlene Bogorny, que mostrava orgulhosa uma sacola cheia de exemplares. Esse é um belo exemplo de incentivo à leitura dado pela família, que reside em Linha Sapé, no interior de Venâncio.
Orgulho de ver nossas crianças sendo envolvidas nesse universo de tantas descobertas e benefícios. Como diz o tema da feira deste ano, ler transforma!


Venâncio-airenses registram queda de rastro de fogo no céu
Entre a noite de quinta-feira, 24, e a madrugada da sexta-feira, 25, muitos gaúchos, inclusive venâncio-airenses, foram surpreendidos com uma imagem inusitada no céu, por volta de 0h30min. Uma espécie de bola de fogo foi vista e registrada em fotos e vídeos por diversos moradores da região, como Venâncio, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Rio Pardo.
Segundo divulgado pelo portal G1, o fenômeno foi causado pela reentrada na atmosfera de um pedaço de um foguete na órbita terrestre. O material é considerado lixo espacial.
O rastro de fogo também foi registrado pelo observatório Heller e Jung, do município de Taquara. Os profissionais do observatório afirmam que o fenômeno já estava previsto, mas ainda não se sabe em que local a peça caiu.
