Confira a coluna Info News, assinada por Eduardo Drebel

O WhatsApp assume o ranking de aplicativo mais baixado nos últimos tempos, tendo mais de 450 milhões de usuários ativos e versões para todas as plataformas de smartphone do mercado. Um dos motivos do sucesso do app é sua simplicidade de manuseio aliada a tecnologia 3G, que possibilita que as mensagens e multimídias sejam enviadas e recebidas de forma gratuita, contudo, é pago somente o pacote de dados disponibilizados pela operadora. Com a venda do WhatsApp para o Facebook, a tendência é se tornar cada vez popular. Processo semelhante ocorreu com instagram que cresceu absurdamente após ser comprado pelo Facebook. Algumas ferramentas são úteis no WhatsApp e desconhecidas por muitos, selecionei alguns truques e macetes que podem lhe ajudar na utilização de aplicativo. Confira:

1. Como bloquear o acesso ao whatsApp:O WhatsApp, apesar de ser um dos aplicativos de mensagens mais utilizados, não conta com sistemas para proteger o conteúdo das conversas de seus usuários. No entanto, é possível bloquear o acesso de fofoqueiros ao mensageiro em iPhones e smartphones Android, instalando aplicativos adicionais como Messenger and Chat Lock ou PrivateMSG for WhatsApp. Além de bloquear seu WhatsApp com senha, você também pode bloquear com o mesmo aplicativo o Facebook, Messenger, mensagens, e-mail e a galeria de fotos. Ambos foram testados por mim e funcionam muito bem!

2. Como enviar sua localização:Combinou um encontro com amigos e chegou mais cedo? Uma forma fácil de mostrar para seus contatos onde você está é enviar sua localização pelo WhatsApp. Escolha o contato ou grupo que receberá a informação e toque no botão de anexos. Uma vez que você fizer isso, o aplicativo envia à pessoa que você escolher um mapa com o endereço exato em que você está nesse momento. A depender do celular que você use, os passos para conseguir isso são levemente diferentes. Por exemplo, no caso de um Android, é preciso apertar o botão de ‘anexo’ (attachment) e, em seguida, ‘enviar localização’. Mas se se trata de um iPhone, é preciso selecionar a pequena seta para cima que aparece ao lado direito da caixa onde se escreve a mensagem. Ali você encontrará a opção de ‘compartilhar localização’ (share location).

3. Afastando os curiosos:O WhatsApp está configurado de maneira que, dentro de qualquer bate-papo, seja possível ver quando foi a última vez que a pessoa com quem se está falando usou o aplicativo (informação simbolizada pela expressão ‘visto às’). Mas se você prefere ter mais privacidade e não quer que as pessoas vejam quando você viu uma mensagem, pode modificar suas configurações (settings, em inglês) na seção ‘conta’ (account). Em seguida, escolha ‘privacidade’ (privacy) e selecione a opção ‘visto pela última vez’ (last seen) e escolha entre as seguintes opções: ‘todos’, ‘meus contatos’ e ‘ninguém’.

4. Otimizando a capacidade de armazenamento do telefone:O WhatsApp guarda de maneira automática todas as imagens e vídeos que você recebe pelo aplicativo, isso ocupa uma grande quantidade de memória no celular. Para liberar espaço de armazenamento, você pode modificar essa função. Para fazer isso, é preciso entrar no menu de configurações e selecionar os “ajustes de conversa” (chat settings). Quando chegar lá, é só “desligar” o botão que permite que o programa guarde os arquivos que você recebe (save incoming media).

5. Restringindo um pouco mais a curiosidade alheia:Também relacionado à privacidade está a possibilidade de não receber as notificações das mensagens que chegam quando isso acontece. Mesmo se o celular estiver bloqueado, com essa função de WhatsApp qualquer pessoa que possa ver a tela do celular pode ler as primeiras palavras da mensagem que acaba de chegar. Se você não gosta disso, é possível desativar essa função. Vá em ‘configurações’, selecione ‘notificações’ (notifications) e desative a função que mostra o início da mensagem (show preview, em inglês). Quando tiver feito isso, você só poderá ver a notificação de que uma pessoa específica enviou uma mensagem, mas não o que ela diz.