Gleno Scherer deve participar de documentário sobre a Constituinte

A Assembleia Legislativa do RS contratou uma produtora para produzir um documentário sobre os 30 anos da Constituinte. Um dos marcos da história política do Estado, a Constituinte tem como uma das principais lideranças, o ex-deputado Gleno Scherer, de Venâncio Aires.

A informação chegou ontem à redação, após contato da equipe da produtora Panda Filmes, que está na fase de localização dos deputados que fizeram parte das legislaturas da época e pediu auxílio da Folha para localizar Gleno.

Segunda a equipe, Gleno é figura destaque para a produção, pois era o presidente quando a Constituição estadual foi promulgada, em outubro de 1989. O documentário está previsto para ser lançado e ter a primeira exibição no dia 6 de setembro.

“Venâncio é minha terra”

A foto ao lado é histórica e mostra Gleno Scherer levantando a Constituição no plenário da Assembleia Legislativa. Três décadas depois do memorável 3 de outubro de 1989, quando a Constituição Estadual foi promulgada, Gleno, hoje aos 86 anos, fala com orgulho do período de discussão, aprovação e Promulgação.

Ontem à tarde conversei com ele, por telefone, e me relatou a dedicação e o trabalho, não apenas dos parlamentares, mas de toda a população gaúcha. “Teve muito empenho para fazer uma Constituição à altura do momento. Lembro que muitas pessoas lotavam a Assembleia todos os dias para participar, o que demonstrou o interesse da comunidade no debate. Foi um processo que começou do zero e acho que representou os anseios de toda a sociedade gaúcha”, disse.

Gleno mora em Porto Alegre e disse que tem ótimas lembranças de Venâncio Aires. “Afinal, é minha terra, é minha gente. Me deram uma grande contribuição e apoio na vida política.”

Ao Seu Gleno, que mantém saúde, ótima memória e boas lembranças da Capital do Chimarrão no coração, reforço o convite para tomar um chimarrão conosco na Folha do Mate.

Capatazia de Vila Mariante
Será inaugurada hoje, ao meio-dia, a capatazia de Vila Mariante. A cerimônia deve contar com a presença de integrantes do Executivo Municipal. Prefeito Giovane Wickert adiantou à coluna Mateando, que o capataz será Egídio Dalberto, que é servidor de carreira.
A capatazia ficará equipada com dois caminhões, uma patrola e uma retroescavadeira. Até então, o segundo distrito é atendido pela capatazia de Vila Estância Nova.
Com esse ato, a Administração fecha, após dois anos e meio de governo, o ciclo de capatazias por distritos. Agora, todas terão sua própria estrutura. A abertura das duas últimas – a de Terezinha foi inaugurada em abril – estava sendo adiada devido a dificuldades orçamentárias.
As capatazias são um elo entre Administração e as comunidades do interior. É no trabalho destas equipes que os moradores depositam as expectativas por estradas em boas condições.

Sem reforço na segurança
A visita ilustre do ‘número 2’ da segurança pública do Estado deixou as lideranças locais de ‘ombro caído’, ontem. O secretário-adjunto da Secretaria de Segurança do Estado, coronel Marcelo Gomes Frota, não trouxe boas e esperadas notícias para Venâncio Aires durante a reunião-almoço realizada com a participação de lideranças locais.

O esperado reforço no efetivo da Brigada Militar, pelo jeito, vai demorar pra vir. Na reunião, ele disse que Venâncio, por ter baixo índice de criminalidade, não está entre os 18 municípios que devem ser contemplados com 80% dos 2 mil soldados que devem se formar nos próximos dias.

Promessas devem ser cobradas e, principalmente, cumpridas.

Quais melhorias você quer para Venâncio em 2020?
Em edital divulgado nesta edição, a Prefeitura de Venâncio Aires convoca a população para, de 1º a 15 de setembro, participar da Consulta Popular sobre o orçamento 2020.

A consulta estará disponível no site da prefeitura (www.venancioaires.rs.gov.br), onde os participantes poderão responder duas perguntas em cada um dos 13 (treze) programas temáticos, que são as áreas de investimento e distribuição do orçamento.

Na consulta, a população pode responder: “quais são as melhorias que poderiam ser implantadas no exercício de 2020?” e; “quais são os novos projetos que poderiam ser implantados?”.

 Feriado dia 25 de julho

Desde 2013, Venâncio Aires comemora o feriado do dia 25 de julho, Dia do Colono e Motorista. A mudança foi aprovada em abril de 2013, na Câmara de Vereadores, quando 11 de maio, data de aniversário de Venâncio deixou de ser feriado municipal.



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há mais de 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora. A jornalista coordena a produção jornalística da redação integrada com a Rádio Terra FM. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso e apresenta o programa Folha 105 - 1ª edição, de segunda a sexta-feira, ao vivo, das 11h às 12h.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido