Por Lucas Machado
Na noite do sábado, 29, mais precisamente às 20h30min, os cidadãos de todo o mundo, no seu devido fuso horário, são convidados a participar da Hora do Planeta desligando todas as luzes por uma hora. A ação é organizada todos os anos no fim de março pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF na sigla original), que visa, entre os demais objetivos trazer pessoas e comunidades em conjunto em todo o mundo.
A Hora do Planeta não pretende ser um exercício de redução de energia e carbono, é uma ação simbólica, portanto, não se engaja na medição dos níveis de redução de energia e carbono.
No oitavo ano do movimento, iniciado em Sidney, na Austrália, em 2007, a WWF, a Hora do Planeta incentiva pessoas, empresas e governos para mostrar liderança em soluções ambientais através de suas ações, usando a ação como uma plataforma para mostrar ao mundo o que eles estão tomando medidas para reduzir seu impacto ambiental. Mais de 2,2 milhões de pessoas e 2 mil empresas apagaram suas luzes por uma hora no primeiro evento Hora do Planeta na capital australiana.
Durante a Hora do Planeta, apenas luzes não essenciais devem ser desligas, como lâmpadas das casas e de monumentos históricos ao redor do mundo. A Hora do Planeta 2013 ocorreu em mais de 7 mil cidades em 153 países e territórios em todos os sete continentes. Centenas de milhões de pessoas deixaram suas luzes apagadas por uma hora, e a campanha experimentou seu maior crescimento desde 2009.