Crescem os investimentos na área de hospedagem no meio rural em Venâncio Aires, com destaque para as cabanas. Diferentes localidades do interior já contam com essas opções em meio à natureza. São, pelo menos, oito já em funcionamento.
Recentemente, a família Schwinn, que administra do Sítio Figueira Centenária, inaugurou uma cabana e restaurante em Linha Silva Tavares. Em Vila Deodoro, também tem uma cabana em construção. Em Linha Monte Belo, o empresário que vai construir a cuia de chimarrão gigante também anuncia que o complexo contará com três cabanas e um restaurante. “No fim do ano passado, antes de lançar a revista Perfil Socioeconômico, eu comentei que teríamos, rapidamente, 10 cabanas no município. Isso se concretizou em meio ano praticamente”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Venâncio à coluna Mateando.
Marca Território
Nesta terça-feira, 15, a sede da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) sedia encontro, a partir das 18h30min, sobre o projeto de Marca Território Venâncio Aires, iniciativa da Prefeitura de Venâncio Aires, Sebrae e Caciva. Na ocasião serão apresentados o mapa de valor e o conceito visual da marca. O objetivo deste trabalho é valorizar a identidade de Venâncio e as vocações locais, impulsionando o turismo e a forma como Venâncio é lembrada pelos visitantes da Capital do Chimarrão.
Feirão de empregos vem aí
A Prefeitura de Venâncio Aires realiza no sábado, 19, na Travessa São Sebastião Mártir, o Emprega Venâncio, o maior feirão de empregos da história do município. Vinte empresas estão confirmadas.
A iniciativa é da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Venâncio Aires, por meio da agência FGTAS/Sine. De acordo Marcos Hüttmann, o objetivo impulsionar a empregabilidade local, fortalecer a marca das empresas participantes e gerar impacto social positivo. “Com vagas imediatas e entrevistas acontecendo diretamente no local, o feirão será uma oportunidade estratégica para quem deseja contratar ou ser contratado de forma ágil e eficiente.
Celular e fone de ouvido no trabalho
Na vizinha Santa Clara do Sul, repercute a decisão do prefeito Márcio Haas sobre a proibição do uso de celular e fones de ouvido durante o trabalho. A medida foi tomada após receber denúncias de uso indevido destes aparelhos por parte dos servidores públicos, durante o horário de expediente. A principal queixa está relacionada ao uso excessivo de redes sociais e jogos online. Com isso, a Prefeitura publicou, na segunda-feira, 7, uma ordem de serviço que proíbe o uso, exceto em situações relacionadas às atividades funcionais. A violação da regra está sujeita à sindicância e sanções administrativas.
Homenagem aos colonos e motoristas
A Folha do Mate publica, no dia 24 de julho, véspera do feriado municipal que homenageia colonos e motoristas, um caderno especial para evidenciar essas duas categorias essenciais para nossa economia. Em Venâncio Aires, o 25 de julho é feriado desde 2014, mas os festejos alusivos à data são promovidos há décadas. São duas festas municipais tradicionais no calendário de eventos do município.
Entre as histórias que serão contadas no caderno especial está da professora aposentada Elisabet Frey, moradora de Linha 17 de Junho. Ela recebeu, na semana passada, o repórter Júnior Posselt para compartilhar um pouco da profissão que ela adotou após uma trajetória de 25 anos como professora das redes municipal e estadual. Ela trabalha na empresa da família que atua no ramo de transporte, a Freybus, como motorista de transporte escolar.
A Festa dos Motoristas de Venâncio chega à 58ª edição e vai movimentar o Parque do Chimarrão no próximo fim de semana, dias 19 e 20 de julho. Já a Festa Municipal do Colono de Venâncio será no fim de semana seguinte, dias 26 e 27 de julho, em Linha Santana.
Almedo, 85 anos
O professor e ex-prefeito Almedo Dettenborn completa 85 anos nesta quarta-feira, 16. Dettenborn é um dos prefeitos mais populares da história de Venâncio, sendo eleito três vezes para ocupar a cadeira de chefe do Executivo Municipal. Foi em sua primeira gestão, em 1986, que foi criada a Fenachim, evento que completa 40 anos em 2026.