Conhecida pela arquitetura singular, a Igreja São Sebastião Mártir é o cartão-postal de Venâncio Aires. Dificilmente quem visita o município vai embora sem um registro da igreja, localizada no coração da cidade. A referência é facilmente comprovada: basta pesquisar ‘Venâncio Aires’, no Google, que o internauta terá fotos da igreja como primeiro resultado desta busca.
Foi pensando nesse potencial turístico já existente e diante da repercussão do Cristo Protetor, de Encantado, que a Folha do Mate levantou o assunto e ouviu lideranças locais e regionais sobre a possibilidade de incluir a igreja em uma rota turística religiosa.
Temos um grande potencial a ser explorado e a ser agregado aos atrativos locais e regionais. É de Venâncio a segunda maior igreja no estilo neogótico da América Latina. Também é em Venâncio que ocorre a quarta maior festa religiosa do Rio Grande do Sul, a festa do padroeiro São Sebastião Mártir.
O tema levantado nesta edição deve ser debatido, ampliado e ‘alimentado’ pelos gestores municipais e pelos principais agentes do turismo local. O turismo de Venâncio ganhou impulso e força nos últimos anos, especialmente o rural, mas podemos fazer ainda mais, o que inclui fortalecer a divulgação dos principais eventos e também firmar parcerias com as cidades vizinhas, para enriquecer os chamados ‘roteiros de curta distância’, que são uma grande tendência deste período de pandemia e seguirá sendo no cenário pós-pandemia.
“Com certeza, todos que vêm aqui se surpreendem com a grandiosidade do nosso templo religioso. É difícil alguém sair daqui sem tirar um fotografia.”
Rodrigo Hillesheim
Pároco da Paróquia São Sebastião Mártir ao se referir à igreja matriz de Venâncio Aires.
Mate curto…
• Considerada a segunda principal data para o comércio, atrás somente do Natal, o Dia das Mães sempre gera boas expectativas para os lojistas. A data é comemorada no domingo, 9. Ainda dá tempo de garantir o presente da mamãe no comércio local.
• “Vamos lá ver a gauchada”, disse o presidente Jair Bolsonaro ao receber do prefeito de Encantado, Jonas Calvi, o convite para inauguração do Cristo Protetor. O ato está previsto para o mês de dezembro.
Sistema de alertas vai substituir a classificação por bandeiras
O Governo do Estado deve divulgar, até o fim desta semana, como vai funcionar o novo sistema de distanciamento durante a pandemia.
O governador já apresentou uma espécie de “espinha dorsal” para deputados e prefeitos e adiantou que, a partir de 10 de maio, quando o atual sistema completará um ano, o atual modelo de bandeiras, definidas semanalmente nas cores amarela, laranja, vermelha ou preta seria substituído por um sistema de alertas, conforme seja necessário em função do aumento do grau de risco de cada região.
Neste novo formato, caberia ao governo do Estado definir restrições mínimas obrigatórias, mas os municípios poderiam adotar protocolos por atividades, garantindo maior protagonismo aos prefeitos nestas decisões.